Pular para o conteúdo principal

Sororidade e Poder Feminino na ficção

 A arte imita a vida e a vida imita a arte. Isso é inegável. 

As séries, filmes e livros são tão fascinantes e nos provocam diversas sensações, sentimentos e reflexões. Através da ficção, podemos ter contato com outros mundos, realidades e personalidades interessantes. Através da ficção, podemos conhecer ou reconhecer mulheres que são verdadeiras inspirações.

Diante disso, eu listei 3 séries e filmes com mulheres fortes e determinadas, ficção com um forte apelo de Sororidade e que prova que a união feminina Fortalece e empodera as mulheres. 

The Bold Type - Poder Feminino 

Minha primeira dica é essa série empolgante que conta a histórias de três grandes amigas: Jane Sloan, Sutton Brady e Kat Edison. As três amigas trabalham em uma revista de moda. Estão sempre apoiando uma às outras e  elas estão à procura do sucesso, amor e diversão enquanto precisam lidar com inúmeros desafios na vida pessoal e profissional. 

O que me chama atenção é a amizade das três jovens, pois sororidade é tudo. Além disso, a série traz sempre temas que envolvem o universo feminino e seus dilemas e desafios, como decidir não ter filhos, a retirada dos seios como procedimento preventivo ao câncer de mama por motivo de ser positivo para alguns genes tendo em vista o histórico familiar, ou assumir a homossexualidade. 

Além das três protagonistas, outra personagem icônica é  Jaqueline Carlyle, Editora-chefe da revista. Essa mulher além de inteligente e elegante, é um exemplo de sororidade como chefe de equipe e de força feminina em mulheres com poder. 

A série tem 4 temporadas e está no catálogo da Netflix. Vale muito a pena assistir. 

O Sorriso de Monalisa 

O filme teve sua estreia em 2004, protagonizado pela maravilhosa Júlia Robert representando a professora Katharine Watson que é uma professora recém-formada que vai lecionar História da Arte em uma conceituada e conservadora escola para moças nos anos 50. 

Katharine  se rebela contra o sistema e repressão da sociedade conservadora da época e a forma com que as meninas são educadas. Para ela, é um desperdício ver tantas meninas capazes e inteligentes sendo educadas para apenas se casarem e serem mães. 

Ao longo da história, vão surgindo conflitos e o desabrochar das estudantes que começam a questionar também elas as normas injustas da sociedade e passarem a olhar para as outras como iguais.

As Telefonistas

A série está no catálogo da Netflix com 6 temporadas. A história tem início no ano de 1929 e se passa emnuma companhia telefônica em Madri. Quatro personagens se destacam que são mulheres fortes, decididas e que se unem para se apoiarem diante dos desafios da época: Alba Romero (Lídia), Carlota Rodrigues  Angeles Vidal e Marga. 

Elas se conhecem quando vão trabalhar como Telefonistas e não demora muito para se conectarem umas com as outras e se apoiarem diante das injustiças de uma sociedade machista e patriarcal. Chegam até a virarem cúmplices de um assassinato. 

Ao longo da história, algumas vão tomando seu poder; antes frágil e vivendo relacionamento abusivo, essas mulheres vão florescer através da união. 

Destaque da série, para mim, é a capacidade e o poder que mulheres desenvolvem quando estão unidas em torno de objetivos comuns. 


Fonte: Fotos Pinterest 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolvimento Pessoal é um processo particular

  Na busca do desenvolvimento pessoal precisamos compreender que se trata de um processo particular, próprio do sujeito e voltado para as próprias necessidades e tomada de autoconsciência e autorresponsabilidade. Quando você deseja se desenvolver e buscar por evolução pessoal, tem que estar claro que este processo é seu e você precisa assumir total responsabilidade pela sua vida e seus resultados. É um movimento para dentro e não para fora. Digo isso, porque algumas pessoas quando estão insatisfeitas com sua vida criam o hábito de culpar o outro por seus infortúnios: culpam a família pela sua infelicidade, culpam o governo ou a economia pela sua incapacidade de ganhar dinheiro ou ter uma vida mais próspera, culpam o esposo, namorado, companheiro por sua infelicidade no amor, enfim, esperam que o outro mude ou o cenário mude para atender as suas expectativas e, dessa forma, se exime das próprias responsabilidades. Quando a gente espera que o outro mude para podermos ser felizes, amados

O que você pensa você é

  Ao longo da vida, desde o nosso nascimento, vamos construindo valores e crenças e, assim, criando nosso próprio mundo interior e, consequentemente, nossa realidade exterior, porque o que a gente pensa, a gente é.  Quando tive meus primeiros contatos com essa mentalidade, cheguei a considerar um absurdo! Como assim, nós somos culpados por toda desgraça e situação em nossa vida??!! Compreendi depois, que não se trata de "culpa", mas sim de responsabilidade. Sim! Nós somos responsáveis pela nossa vida e nossos resultados. É claro que uma parte do que acontece conosco não está sob nosso controle, tem uma parte da nossa vida que tem a ver com as circunstâncias, mas outra parte depende de como reagimos aos acontecimentos dos quais não provocamos e não temos controle.  Essa reação às circunstâncias depende da forma como pensamos, das nossas crenças, porque é a partir de como sentimos, pensamos e são os nossos pensamentos que nos conduz a atitude. A forma como reagimos a algo é int

Minha Jornada de Sucesso

No ano de 2017 iniciei meu processo de desenvolvimento pessoal, empoderamento e busca pelo sucesso. Tudo teve início após uma vida inteira de fracassos, medos, desencontros e falta de sentido. Após um período de tristeza absoluta por motivo de decepção amorosa e tantas outras decepções que culminaram em depressão, perda de vontade de viver e a certeza do quão pequena  e  medíocre eu era, passei a repensar minha Jornada.  Quando o discípulo está pronto o mestre aparece, diz o ditado, e eu me vi em um momento de urgência em buscar um novo sentido e uma nova jornada e foi nesse momento que eu tive a chance de conhecer o Coaching. A partir daí  passei a pesquisar e estudar tudo sobre desenvolvimento Pessoal e buscar por um novo caminho mais assertivo e com novas perspectivas. Estruturei vários planos de ação. Defini e redefi alguns objetivos. Dediquei-me a fazer cursos, ler livros e busquei por Mentores e gurus, mesmo que de maneira online. Em 2019 fiz a minha primeira formação em Coaching