Pular para o conteúdo principal

Como ter uma autoimagem positiva

Conforme o dicionário, Autoimagem tem o seguinte conceito:

Imagem que se faz ou se imagina sobre si mesmo.Representação que alguém faz de si próprio.

[Psicologia] Maneira através da qual alguém se vê em relação à sua própria personalidade, suas conquistas ou tendo em conta sua importância numa cultura ou sociedade. (www.dicio.com.br)


Essa autoimagem pode ser positiva ou depreciativa. A autoimagem depreciativa surge a partir de fatores externos ou internos,  como interações sociais negativas, conflitos familiares, pais abusivos, cobranças demasiadas de pais e familiares, convivência  com pessoas negativas ou tóxicas. Além de fracassos ao longo do caminho, desilusões e acontecimentos ou eventos negativos. Bem como incapacidade de lidar com as emoções negativas e eventos que fogem ao seu controle. 

Se dá o seguinte ciclo: o que os outros falam, o que acontece e como você se vê vai se se fortalecendo. Acontece algo negativo, daí você se culpa e vai colocando mais um motivo ou justificativa que confirma que você é fracassado, incapaz de ser amado ou incompetente. E as pessoas tóxicas e negativas que te cercam, vão contribuir para que isso se perpetue. Chega uma hora que você se convence da imagem negativa e depreciativa que você mesmo criou a partir de fatos, falas, pensamentos e reações. 

Com o passar do tempo e com o hábito de ver as coisas dessa forma, acostumamos com ideia e  acreditamos que somos aquilo que nossa mente criou, porque é a verdade que conhecemos. 

Para nosso bem estar e saúde mente e emocional, é preciso quebrar o ciclo da Autoimagem negativa, pois todos temos algo de bom a oferecer.

Se tudo foi construído, também pode ser desconstruindo, mas para isso você deverá ser persistente e constante.

Segue algumas dicas para melhorar a sua autoimagem: 

1- Não se compare a ninguém 

Quem se compara sempre sai perdendo. Não devemos comparar nossos bastidores com o palco de ninguém. Todo mundo está lutando as suas próprias batalhas, batalhas que não podemos ver, mas cada um pode sentir.

Então, a partir de agora chega de comparação! Você não precisa ser melhor ou igual a ninguém, você só precisa ser você! 

2-  Nem tudo depende de você 

Nem tudo depende de você. Alguns acontecimentos estão fora de seu controle. Foque naquilo que você pode controlar e não naquilo que você não tem controle. 

3- Pare de se autodepreciar 

Toda vez que vier a sua mente um pensamento de autodepreciaação, troque-o, imediatamente, por um pensamento positivo. Todos temos defeitos, mas também temos qualidades. Foque mais em suas qualidades e mude o que pode mudar em você.

4- Corte relações com pessoas negativas e que te depreciam 

Sabe aquele amigo ou familiar que te coloca para baixo, que desmerece suas conquistas, que te critica o tempo todo, que não fica feliz com as suas conquistas e que nunca te apoia nas suas batalhas ou ideias? 

Saia de perto dessas pessoas! Elas podem estar minando sua autoestima.

5- Relembre suas conquistas 

Apesar de fracassar algumas vezes na vida, você também teve algumas vitórias e conquistas. Foque mais nisso para se fortalecer. Muitas vezes, fixamos tanto no que deu errado que esquecemos do que deu certo.

6- Mude seu discurso interno 

Mude seu discurso interno negativo. Substitua os pensamentos negativos por outros mais positivos e que te fortalecem.

Quando estiver se preparando para algo, por exemplo uma apresentação em público, ao invés de ficar  dando ouvido aquela voz na cabeça que diz: eu vou travar; não vou conseguir falar; e se algo der errado? E se alguém perguntar algo e eu não souber responder? 

Troque esse discurso pelo seguinte: e se tudo der certo? Se eu conseguir falar com clareza e determinação? Se eu conseguir cativar o público? Etc. 

Sei que não é uma das tarefas mais fáceis e que você não vai mudar esse padrão como mágica, mas deve ser um exercício constante e persistente. Pensar negativo ou pensar positivo vai exigir a mesma concentração, mas pensar positivo vai te fortalecer, te deixar mais confiante e relaxado.

7- Imponha limites às pessoas 

Não permita que te destratem, te desmereçam ou façam pouco caso de você. Não permita que a opinião dos outros seja mais importante que a sua própria opinião sobre você. Lembre-se que o veneno só faz efeito se você ingeri-lo. 

8- Não tenha medo de fracassar 

Fracassar faz parte da vida de todos os seres humanos. Todos ja fracassamos pelo menos uma vez ou mais na vida. 

O que não podemos é nos apegar ao fracasso e ficar remoendo o que deu errado.

9- Celebre suas vitórias 

Ao invés de ficar dando muita trela para os fracassos, passe a celebrar suas conquistas e vitórias, até mesmo aquelas pequenas vitórias do dia a dia, algo que passaria despercebido como: encontrar uma moeda de 1 centavo; conseguir pegar todos os sinais verdes no caminho do trabalho; Ter ido bem em uma prova na escola; Ter recebido um elogio; etc.

10- Perdoe a si mesmo

Todos nós erramos! Até existe um ditado que diz que errar é humano. Perdoe a si mesmo. Você não precisa se culpar pelo resto da vida. 

11- Procure ser cada dia melhor como pessoa 

Ocupe-se em ser uma pessoa melhor todos os dias. Não se trata de ser melhor do que ninguém, mas de ser melhor que você mesmo. Ser hoje, melhor do que foi ontem. 

12- Tente outra vez

Se deu errado hoje, tente novamente amanhã. Não leve tudo tão a sério, ria dos fracassos. 

13- Ria dos próprios defeitos 

Veja seus defeitos como algo que faz parte de quem você é,  ou você acredita que alguém é perfeito? Mude o que pode mudar, mas não se cobre por ter esse ou aquele defeito. Todos nós os temos.

14- Fortaleça sua mente 

Trabalhe sua mente para ver sempre o lado bom das coisas, mesmo se a situação assim não o permitir. Isso vai gerar um hábito positivo.

15- Aprenda a se amar 

Cuide de você como cuidaria de alguém que você ama. Fale com você como falaria com alguém que você  ama. Aprenda a se amar nos gestos, fala e cuidados diários. Cuide de você, se coloque em primeiro lugar, se guarde e se proteja, seja sua própria motivação. Elogie-se e aprecie-se. 

Vai lá, coloque em prática todas essas dicas e com certeza você vai passar a ter uma nova autoimagem, uma nova representação de si mesmo mais positiva e fortalecedora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolvimento Pessoal é um processo particular

  Na busca do desenvolvimento pessoal precisamos compreender que se trata de um processo particular, próprio do sujeito e voltado para as próprias necessidades e tomada de autoconsciência e autorresponsabilidade. Quando você deseja se desenvolver e buscar por evolução pessoal, tem que estar claro que este processo é seu e você precisa assumir total responsabilidade pela sua vida e seus resultados. É um movimento para dentro e não para fora. Digo isso, porque algumas pessoas quando estão insatisfeitas com sua vida criam o hábito de culpar o outro por seus infortúnios: culpam a família pela sua infelicidade, culpam o governo ou a economia pela sua incapacidade de ganhar dinheiro ou ter uma vida mais próspera, culpam o esposo, namorado, companheiro por sua infelicidade no amor, enfim, esperam que o outro mude ou o cenário mude para atender as suas expectativas e, dessa forma, se exime das próprias responsabilidades. Quando a gente espera que o outro mude para podermos ser felizes, amados

O que você pensa você é

  Ao longo da vida, desde o nosso nascimento, vamos construindo valores e crenças e, assim, criando nosso próprio mundo interior e, consequentemente, nossa realidade exterior, porque o que a gente pensa, a gente é.  Quando tive meus primeiros contatos com essa mentalidade, cheguei a considerar um absurdo! Como assim, nós somos culpados por toda desgraça e situação em nossa vida??!! Compreendi depois, que não se trata de "culpa", mas sim de responsabilidade. Sim! Nós somos responsáveis pela nossa vida e nossos resultados. É claro que uma parte do que acontece conosco não está sob nosso controle, tem uma parte da nossa vida que tem a ver com as circunstâncias, mas outra parte depende de como reagimos aos acontecimentos dos quais não provocamos e não temos controle.  Essa reação às circunstâncias depende da forma como pensamos, das nossas crenças, porque é a partir de como sentimos, pensamos e são os nossos pensamentos que nos conduz a atitude. A forma como reagimos a algo é int

Minha Jornada de Sucesso

No ano de 2017 iniciei meu processo de desenvolvimento pessoal, empoderamento e busca pelo sucesso. Tudo teve início após uma vida inteira de fracassos, medos, desencontros e falta de sentido. Após um período de tristeza absoluta por motivo de decepção amorosa e tantas outras decepções que culminaram em depressão, perda de vontade de viver e a certeza do quão pequena  e  medíocre eu era, passei a repensar minha Jornada.  Quando o discípulo está pronto o mestre aparece, diz o ditado, e eu me vi em um momento de urgência em buscar um novo sentido e uma nova jornada e foi nesse momento que eu tive a chance de conhecer o Coaching. A partir daí  passei a pesquisar e estudar tudo sobre desenvolvimento Pessoal e buscar por um novo caminho mais assertivo e com novas perspectivas. Estruturei vários planos de ação. Defini e redefi alguns objetivos. Dediquei-me a fazer cursos, ler livros e busquei por Mentores e gurus, mesmo que de maneira online. Em 2019 fiz a minha primeira formação em Coaching