Pular para o conteúdo principal

Como aproveitar seu tempo livre

Uma das melhores maneiras de aproveitar o tempo livre é praticando hobbies. 

Hobby, segundo o dicionário, é um passatempo favorito; atividade feita por lazer, distração, prazer, divertimento e não por obrigação.

A vida é muito mais do que trabalhar e pagar contas. Devemos incluir atividades prazerosas no nosso dia a dia. Precisamos de pausas, momentos de descanso e distração, até para sermos mais produtivos quando exercer nossas atividades profissionais e outras obrigações. 

Os hobbies são o tempero da vida! 

Quais atividades de lazer e hobbies você tem praticado no seu tempo livre? 

Quantas pausas tem dado em toda correria do seu dia a dia? 

Gostaria de compartilhar com vocês meus hobbies favoritos! Minhas atividades de lazer e passatempo mais praticados no meu tempo livre:

Leitura 

Ler é minha atividade favorita! Eu adoro leitura e pratico essa atividade desde criança e sou uma eterna apaixonada pelos livros, meus companheiros de vida, até nós momentos mais solitários e difíceis.

Minhas leituras atuais:

1- Mamãe Walsh (Marian Keyes)

2- Anne de Green Gables ( L. M. Montgomery)

3- Os Delírios de Natal de Becky Bloom (Sophie Kinsella)

4- A Padaria dos Finais Felizes (Jenny Colgan)

Filmes e Séries 

Também sou apaixonada por cinema, não necessariamente precisa ser O Cinema, pode ser em casa, no conforto da minha cama. 

Sou muito eclética quando se trata de filmes, curto desde animações infantis até suspenso e terror. 

É o meu segundo hobby favorito. 


Dicas de filmes e séries : (que eu amo!)

1- Grey's Anatomy ( Série)

2- The Walking Dead (Série)

3- À Procura da Felicidade (Filme)

4- Mãos Talentosas (Filme)

5- Histórias Cruzadas ( Filme)

6- Como se Fosse a Primeira Vez (Filme)

7- Olhos Famintos ( Filme- terror)

8- A Hora do Pesadelo (Filme- terror) 

9- Madagascar ( Animação)

10- Eu, a Patroa e as Crianças (Seriado)

11- Anne With an E (Séries)

Dança 

Não conheço ninguém que não goste de dançar. É uma atividade empolgante, além de favorecer a autoestima e o bem estar. 

Dançar é uma ótima opção de lazer e passatempo.

Recentemente, inclui aulas de dança na minha rotina: flashdance e Pole Dance. (Devido ao período que estamos vivendo onde é necessário o distanciamento e isolamento social por motivos do risco de contágio do coronaviris, dei uma pausa nas aulas de dança.)

Poesia 

Poesia é a arte de criar versos através da harmonização de palavra e ritmo.

Poesia faz despertar emoções, sensações, sendo uma forma sublime de representar sentimentos e coisas da vida. 

Quando eu era adolescente, tinha o hábito de decorar poemas inteiros dos meus poetas favoritos. 

O ritmo da poesia favorece sua memorização. Eu tinha apenas 16 anos quando decorei o Soneto de Fidelidade de Vinicius de Moraes e até hoje me recordo de cada verso e estrofes.

Recentemente, decidi retomar este hábito, pois acredito que se trata de uma atividade prazerosa e saudável, porque estimula a memória, a criatividade e sensibilidade.


Soneto de Fidelidade 

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre e tanto
Que mesmo em face do maior encanto 
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vive-lo em cada vão momento 
E em seu louvor, hei de espalhar meu canto 
E rir meu riso e derramar meu pranto 
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim,quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angustia de quem vive 
Quem sabe a solidão, fim de quem ama 

Eu possa me dizer do amor que (tive)
Que não seja imortal, posto que é chama 
Mas que seja infinito enquanto dure 
(Vinicius de Moraes)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolvimento Pessoal é um processo particular

  Na busca do desenvolvimento pessoal precisamos compreender que se trata de um processo particular, próprio do sujeito e voltado para as próprias necessidades e tomada de autoconsciência e autorresponsabilidade. Quando você deseja se desenvolver e buscar por evolução pessoal, tem que estar claro que este processo é seu e você precisa assumir total responsabilidade pela sua vida e seus resultados. É um movimento para dentro e não para fora. Digo isso, porque algumas pessoas quando estão insatisfeitas com sua vida criam o hábito de culpar o outro por seus infortúnios: culpam a família pela sua infelicidade, culpam o governo ou a economia pela sua incapacidade de ganhar dinheiro ou ter uma vida mais próspera, culpam o esposo, namorado, companheiro por sua infelicidade no amor, enfim, esperam que o outro mude ou o cenário mude para atender as suas expectativas e, dessa forma, se exime das próprias responsabilidades. Quando a gente espera que o outro mude para podermos ser felizes, amados

O que você pensa você é

  Ao longo da vida, desde o nosso nascimento, vamos construindo valores e crenças e, assim, criando nosso próprio mundo interior e, consequentemente, nossa realidade exterior, porque o que a gente pensa, a gente é.  Quando tive meus primeiros contatos com essa mentalidade, cheguei a considerar um absurdo! Como assim, nós somos culpados por toda desgraça e situação em nossa vida??!! Compreendi depois, que não se trata de "culpa", mas sim de responsabilidade. Sim! Nós somos responsáveis pela nossa vida e nossos resultados. É claro que uma parte do que acontece conosco não está sob nosso controle, tem uma parte da nossa vida que tem a ver com as circunstâncias, mas outra parte depende de como reagimos aos acontecimentos dos quais não provocamos e não temos controle.  Essa reação às circunstâncias depende da forma como pensamos, das nossas crenças, porque é a partir de como sentimos, pensamos e são os nossos pensamentos que nos conduz a atitude. A forma como reagimos a algo é int

Minha Jornada de Sucesso

No ano de 2017 iniciei meu processo de desenvolvimento pessoal, empoderamento e busca pelo sucesso. Tudo teve início após uma vida inteira de fracassos, medos, desencontros e falta de sentido. Após um período de tristeza absoluta por motivo de decepção amorosa e tantas outras decepções que culminaram em depressão, perda de vontade de viver e a certeza do quão pequena  e  medíocre eu era, passei a repensar minha Jornada.  Quando o discípulo está pronto o mestre aparece, diz o ditado, e eu me vi em um momento de urgência em buscar um novo sentido e uma nova jornada e foi nesse momento que eu tive a chance de conhecer o Coaching. A partir daí  passei a pesquisar e estudar tudo sobre desenvolvimento Pessoal e buscar por um novo caminho mais assertivo e com novas perspectivas. Estruturei vários planos de ação. Defini e redefi alguns objetivos. Dediquei-me a fazer cursos, ler livros e busquei por Mentores e gurus, mesmo que de maneira online. Em 2019 fiz a minha primeira formação em Coaching