Pular para o conteúdo principal

Como lidar com o sentimento de solidão

 Apesar de eu ter crescido em uma casa com uma família grande: pai, mãe, muitos irmãos, sempre tive um sentimento recorrente de solidão. Procurava me isolar por não me sentir conectada com os outros e, muitas vezes, sentia um vazio e solidão tão intenso que o fato de estar em presença de outras pessoas, como no seio familiar, não era suficiente. 

Além do sentimento de solidão, quando em locais fora da minha Zona de Conforto, no caso minha casa, me sentia tensa e aterrorizada, precisava sempre estar com alguém que me fosse próxima, era uma dependência afetiva, algo necessário para me sentir mais segura devido a timidez intensa. 

Mas o tempo passou, eu cresci e a vida trouxe outros desafios, aprendi a conviver comigo mesma, mas volta e meia tenho um sentimento muito incômodo de solidão. Por isso, desenvolvi minha própria estratégia para lidar e amenizar essa sensação tão incomoda. 

O sentimento de solidão é ruim...traz depressão, baixa da autoestima, ansiedade e pode até levar a problemas sérios de saúde física e mental.

Como lidar com a solidão? Técnicas práticas que experimentei em mim mesma: 

1- Escrever um diário;

2- Aprender a estar na própria companhia;

3- Baixar a expectativa com relação aos outros;

4- Elevar a autoestima;

5- Ressignificar os pensamentos ou crenças sobre relacionamentos;

6- Sair da Zona de Conforto;

7- Encontrar uma atividade que te conecte aos outros ou consigo mesmo;

8-Entrar em contato com amigos e familiares; 

Outras ações práticas também podem ajudar

Identificar o porquê do sentimento de solidão. 

Tomar consciência do momento em que começar a sentir solidão: quais as causas, qual momento, em que circunstâncias.

Trabalhar nessas situações identificadas.

Parar de se comparar aos outros, caso você  seja mais introvertido, aceite-se.

Observar em quais dias ou circunstâncias se sente mais sozinho.

Criar uma estratégia para lidar com a sensação.

Procurar se fortalecer dia a dia para se preparar para o sentimento de solidão. 

Sempre fui solitária, com dificuldades de manter relacionamentos. Ou fico muito apegada quando encontro alguém  e com algumas pessoas me sinto desconfortável. 

Sempre fui muito tímida. Na infância, fazia amizade com meninas mais novas. Depois passei a ter amizades muito apegada, com quem me sentia segura e confortável. Ainda hoje, tenho dificuldade em estar em ambientes que não conheço ou não tenho entrosamento. 

Gosto de ficar só, mas em alguma situações, me sinto terrivelmente solitária. 

1- Aos Domingos.

2- Quando algum amigo fura comigo: fico com a impressão que não posso contar com ninguém.

3- Quando vou fazer algo importante.

4- Quando me apaixono e não sou correspondida.

REAÇÕES 

• Ansiedade 

• Insônia 

• Tremedeira- Quando em contato com um público ou uma situação estressante ou importante 

• Angústia 

• Pensamentos autodepreciativos 

• Sentimento de estar sem saída 


EXPERIÊNCIAS  POSITIVAS 

• Sair de casa sozinha , sem fazer questão de companhia.

• Procurar alguma atividade para fazer no Domingo - passeio, curso, leitura etc.

• Ressignificar os pensamentos e crenças.

Depois que descobri os gatilhos que desencadeiam o sentimento de solidão, aprendi a lidar com eles e tento me fortalecer dia a dia e usar as estratégias acima, como aprender a gostar da minha própria  companhia, fazer atividades sozinhas sem depender de outras pessoas, bem como baixar as expectativas com relação aos outros. Outra boa pedida é procurar um amigo mais próximo para conversar e se distrair e ter atividades programadas, principalmente para enfrentar o vazio do Domingo. 

Solidão e Solitude 

Solidão é o sentimento ruim de se sentir sozinho, já a solitude é o isolamento voluntário, estar bem em sua própria companhia, é o se conectar com seu mundo interno. 

Troque a solidão pela solitude, aprenda a curtir sua própria companhia, a ficar sozinha e bem, utilize esses momentos para se conectar com seu Eu mais profundo e se reconhecer como um ser individual e único e com quem você tenha prazer em estar.


E você, como lida com o sentimento de solidão? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolvimento Pessoal é um processo particular

  Na busca do desenvolvimento pessoal precisamos compreender que se trata de um processo particular, próprio do sujeito e voltado para as próprias necessidades e tomada de autoconsciência e autorresponsabilidade. Quando você deseja se desenvolver e buscar por evolução pessoal, tem que estar claro que este processo é seu e você precisa assumir total responsabilidade pela sua vida e seus resultados. É um movimento para dentro e não para fora. Digo isso, porque algumas pessoas quando estão insatisfeitas com sua vida criam o hábito de culpar o outro por seus infortúnios: culpam a família pela sua infelicidade, culpam o governo ou a economia pela sua incapacidade de ganhar dinheiro ou ter uma vida mais próspera, culpam o esposo, namorado, companheiro por sua infelicidade no amor, enfim, esperam que o outro mude ou o cenário mude para atender as suas expectativas e, dessa forma, se exime das próprias responsabilidades. Quando a gente espera que o outro mude para podermos ser felizes, amados

O que você pensa você é

  Ao longo da vida, desde o nosso nascimento, vamos construindo valores e crenças e, assim, criando nosso próprio mundo interior e, consequentemente, nossa realidade exterior, porque o que a gente pensa, a gente é.  Quando tive meus primeiros contatos com essa mentalidade, cheguei a considerar um absurdo! Como assim, nós somos culpados por toda desgraça e situação em nossa vida??!! Compreendi depois, que não se trata de "culpa", mas sim de responsabilidade. Sim! Nós somos responsáveis pela nossa vida e nossos resultados. É claro que uma parte do que acontece conosco não está sob nosso controle, tem uma parte da nossa vida que tem a ver com as circunstâncias, mas outra parte depende de como reagimos aos acontecimentos dos quais não provocamos e não temos controle.  Essa reação às circunstâncias depende da forma como pensamos, das nossas crenças, porque é a partir de como sentimos, pensamos e são os nossos pensamentos que nos conduz a atitude. A forma como reagimos a algo é int

Minha Jornada de Sucesso

No ano de 2017 iniciei meu processo de desenvolvimento pessoal, empoderamento e busca pelo sucesso. Tudo teve início após uma vida inteira de fracassos, medos, desencontros e falta de sentido. Após um período de tristeza absoluta por motivo de decepção amorosa e tantas outras decepções que culminaram em depressão, perda de vontade de viver e a certeza do quão pequena  e  medíocre eu era, passei a repensar minha Jornada.  Quando o discípulo está pronto o mestre aparece, diz o ditado, e eu me vi em um momento de urgência em buscar um novo sentido e uma nova jornada e foi nesse momento que eu tive a chance de conhecer o Coaching. A partir daí  passei a pesquisar e estudar tudo sobre desenvolvimento Pessoal e buscar por um novo caminho mais assertivo e com novas perspectivas. Estruturei vários planos de ação. Defini e redefi alguns objetivos. Dediquei-me a fazer cursos, ler livros e busquei por Mentores e gurus, mesmo que de maneira online. Em 2019 fiz a minha primeira formação em Coaching