Pular para o conteúdo principal

O que Aprendi no meu Processo de Autoconhecimento

Depois de vivenciar fases complicadas e resultados negativos em diversas áreas da minha vida, decidi parar e reavaliar toda minha trajetória, me redescobrir e encontrar meu propósito de vida.

Para isso acontecer, compreendi que deveria investir em autoconhecimento. E foi isso o que eu fiz! passei a olhar mais para mim, minhas emoções, decisões, hábitos e sentimentos. Tenho utilizado algumas estratégias aprendidas no Coaching e na Programação Neurolinguistica.

Neste processo de autoconhecimento, tive alguns ganhos e diversos aprendizados, que quero compartilhar com vocês. 

1- Aprendi que devo fortalecer a Autoconfiança

Foi olhando para dentro de mim, que compreendi que muitos dos meus resultados negativos se deram pela falta de confiança em mim mesma.

2- Devo me aceitar, trabalhar a Autoaceitação 

Se você não se aceita, como vai querer que outros te aceitem? 

3- Priorizar a saúde mental e emocional

Compreendi que perdia muito tempo com coisas desnecessárias que só minavam minhas energias, Entendi que preciso priorizar o que me faz bem e deletar coisas que que me colocam para baixo.

4- Não preciso ter razão e controle de tudo o tempo todo, e está tudo bem

Não há a necessidade de estar sempre certo e muito menos de controlar tudo e todos. Sem essa necessidade, a vida se torna mais leve e mais fácil.

5- Ser menos exigente comigo e com os outros e ser a primeira a me apoiar

Às vezes, cobramos em demasiado a nos mesmos e, em consequência, os outros também, o que gera atritos e uma sensação de fracasso. Nem sempre teremos sucesso em nossos empreendimentos, aliás, na maioria das vezes vamos falhar! isso é absolutamente normal, o que devemos é nos apoiar e parar de ficar se cobrando e se culpando. 

6- Sou um ser Único

Parece uma ideia difícil de aceitar, mas a verdade é somos únicos neste mundo, não existe outro de mim, Sou o conjunto dos meus defeitos e qualidades. Portanto, devemos evitar comparações com outras pessoas ou querer ser ou ter a vida que outra pessoa tem.

7- Que posso ser melhor do que sou hoje 

Sabe aquela música "Eu nasci assim, vou ser sempre assim! Gabriela!", pois bem, pare com a síndrome de Gabriela! sempre há outras possibilidades e podemos mudar a partir de quem somos. A mudança faz parte do processo saudável de viver e é inerente  à vida.

8- O passado deve servir de lição e o futuro ser construído no presente

Muitas pessoas vivem suas vidas com medo e com mágoa por coisas que aconteceram no passado e até se apega a isso para justificar seus fracassos e falta de iniciativa. A verdade é que, apesar do passado nos afetar em muitos sentidos, é no presente que construímos nossa vida e nosso futuro. Acontecimentos ruins do passado só afetam seu presente se você deixar. 

9- Nem todos os dias serão bons, haverá dias ruins

Apesar de ter iniciado seu processo e de ter obtido êxitos em sua vida, haverá dias em que você não estará motivada, haverá dias ruins, com resultados ruins. Mas esses dias vão passar, eles sempre passam. 

10- Aprendi a diferenciar crítica ou opinião que tem sentido e fundamento de críticas negativas e destrutivas que não condiz com a realidade.

Compreendi que quando a gente se conhece, a gente tem maior habilidade de identificar uma crítica que tem fundamento e que deve ser considerada para nossa jornada de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, bem como, captar aquilo que é destrutivo e que não condiz com a realidade. Se eu me conheço, tenho condições de distinguir o que tem fundamento e sentido, do que é pura maldade e negatividade. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolvimento Pessoal é um processo particular

  Na busca do desenvolvimento pessoal precisamos compreender que se trata de um processo particular, próprio do sujeito e voltado para as próprias necessidades e tomada de autoconsciência e autorresponsabilidade. Quando você deseja se desenvolver e buscar por evolução pessoal, tem que estar claro que este processo é seu e você precisa assumir total responsabilidade pela sua vida e seus resultados. É um movimento para dentro e não para fora. Digo isso, porque algumas pessoas quando estão insatisfeitas com sua vida criam o hábito de culpar o outro por seus infortúnios: culpam a família pela sua infelicidade, culpam o governo ou a economia pela sua incapacidade de ganhar dinheiro ou ter uma vida mais próspera, culpam o esposo, namorado, companheiro por sua infelicidade no amor, enfim, esperam que o outro mude ou o cenário mude para atender as suas expectativas e, dessa forma, se exime das próprias responsabilidades. Quando a gente espera que o outro mude para podermos ser felizes, amados

O que você pensa você é

  Ao longo da vida, desde o nosso nascimento, vamos construindo valores e crenças e, assim, criando nosso próprio mundo interior e, consequentemente, nossa realidade exterior, porque o que a gente pensa, a gente é.  Quando tive meus primeiros contatos com essa mentalidade, cheguei a considerar um absurdo! Como assim, nós somos culpados por toda desgraça e situação em nossa vida??!! Compreendi depois, que não se trata de "culpa", mas sim de responsabilidade. Sim! Nós somos responsáveis pela nossa vida e nossos resultados. É claro que uma parte do que acontece conosco não está sob nosso controle, tem uma parte da nossa vida que tem a ver com as circunstâncias, mas outra parte depende de como reagimos aos acontecimentos dos quais não provocamos e não temos controle.  Essa reação às circunstâncias depende da forma como pensamos, das nossas crenças, porque é a partir de como sentimos, pensamos e são os nossos pensamentos que nos conduz a atitude. A forma como reagimos a algo é int

Minha Jornada de Sucesso

No ano de 2017 iniciei meu processo de desenvolvimento pessoal, empoderamento e busca pelo sucesso. Tudo teve início após uma vida inteira de fracassos, medos, desencontros e falta de sentido. Após um período de tristeza absoluta por motivo de decepção amorosa e tantas outras decepções que culminaram em depressão, perda de vontade de viver e a certeza do quão pequena  e  medíocre eu era, passei a repensar minha Jornada.  Quando o discípulo está pronto o mestre aparece, diz o ditado, e eu me vi em um momento de urgência em buscar um novo sentido e uma nova jornada e foi nesse momento que eu tive a chance de conhecer o Coaching. A partir daí  passei a pesquisar e estudar tudo sobre desenvolvimento Pessoal e buscar por um novo caminho mais assertivo e com novas perspectivas. Estruturei vários planos de ação. Defini e redefi alguns objetivos. Dediquei-me a fazer cursos, ler livros e busquei por Mentores e gurus, mesmo que de maneira online. Em 2019 fiz a minha primeira formação em Coaching