Pular para o conteúdo principal

Três dicas poderosas para turbinar sua Autoconfiança

Que a autoconfiança é importante e necessária para o sucesso em todas as áreas da vida, já não resta mais dúvidas. É ainda mais importante no processo de fortalecimento e empoderamento para as mulheres que estão em busca da sua melhor versão e engajadas no Projeto Poderosa Projeto Poderosa: Guia de Empoderamento Feminino (Meu Projeto para busca do Empoderamento através da aquisição de novas habilidades, estilo e qualidade de vida e Desenvolvimento Pessoal permanente). 

Quero trazer aqui para vocês três dicas poderosas que vão turbinar a sua autoconfiança, se você realizar os exercícios apresentados de forma consistente. 

Atenção a postura 

Pesquisas científicas compravam que acertar a postura tem um grande impacto na sua confiança, da mesma forma que manter uma postura curvada, retraída, com cabeça baixa ou encolhida te faz se sentir menos seguro e confiante.

Segundo artigo publicado na Revista Galileu (www.revistagalileu.globo.com), a postura correta é marca registrada da confiança e pesquisas também comprovam isso: um estudo publicado pelo periódico Psychological Science afirma que manter uma postura ereta e expansiva faz com que você se sinta automaticamente mais seguro. 

Fique atento: mantenha a cabeça erguida, a postura ereta e mantenha os passos firmes e decididos. Treine diariamente essa postura, evite se curvar ou se encolher. 

Umas das dicas mais interessantes que eu pude conferir foi com a personagem Amélia Shepherd da série Grey's Anatomy onde antes de uma cirurgia importante, ela usa a Pose de poder que consiste em ficar em pé, olhar para cima e colocar as mãos na cintura; essa postura corporal promove mais confiança e sensação de segurança. 

Link abaixo: 

Pose de Poder 

Comunicação e expressão

A habilidade de se comunicar corretamente gera sentimento de confiança e segurança e promove mais credibilidade àquele que sabe como fazê-lo. 

A comunicação é uma importante ferramenta nos relacionamentos interpessoais, seja na vida pessoal ou profissional. Se comunicar bem pode ser fundamental para o sucesso em todas as áreas da vida. Quem tem a habilidade da comunicação consegue persuadir, fazer se entender e estabelecer conversas efetivas, consegue se sentir mais seguro em relação aos outros e a si mesmo.

Quando estamos tensos, principalmente em situações estressantes, como entrevista de emprego e apresentações orais, quando justamente precisamos ser mais objetivos e comunicativos, tendemos a gaguejar. Essa dificuldade de saber se comunicar nos deixa mais tensos ainda e inseguros e isso pode comprometer todo nosso desempenho. 

Portanto, minha dica é treinar a habilidade de expressão:

Faça leituras em voz alta! leia com atenção, cuidado, articulando bem as palavras, cuidando do tom e frequência de voz. Isso pode ajudar a melhorar sua forma de se comunicar e ficar mais preparado em situações onde você precisa falar.

Para uma boa comunicação e expressão, é importante estar atenta ao tom e a frequência da voz; falar baixo ou alto de mais não é aconselhável; fale com decisão, levando em consideração escolha corretas das palavras, a mensagem que quer transmitir e a dicção. 

Outra dica importante é treinar ser um bom ouvinte, isso vai ajudar no diálogo, estabelecimento de vínculos e fortalecer sua habilidade de se comunicar; muitas vezes, dialogamos de maneira reativa, ao invés de prestar atenção no outro, no que o outro de fato está falando, ficamos mais preocupados com a resposta que devemos dar e não com o que está sendo dito, isso pode gerar falhas na comunicação. 

Faça aquilo que você tem medo 

Todos temos nossos medos, limitações e coisas que nos assustam, até aí tudo bem. Mas como você lida com isso? 

Quantas oportunidades, seja pessoal ou profissional, você já perdeu por se deixar dominar pelo medo?

Faça aquilo de que tem medo e a morte do medo é certa!

Eleanor Roosevelt tem uma das dicas mais motivadora sobre isso: 

Todos os dias faça alguma coisa de que você tem medo. 

Faça este exercício: todos os dias faça algo que você teme e você se sentirá mais seguro a cada dia, expanda sua zona de conforto. 

Reflita sobre todas as coisas que você tem medo, registre tudo e monte um plano para enfrentar cada uma dessas coisas. Após enfrentar aquilo que você teme, com certeza se sentirá mais confiante e seguro como se tudo no mundo fosse possível.

Não deixe o medo te dominar, domine-o, porque o corajoso não é aquele que nunca tem medo, mas aquele que age apesar do medo.

Espero que essas dicas tenham sido relevantes para você, pois são dicas as quais tenho implementado em minha vida no meu próprio processo de empoderamento, traçados no meu projeto Poderosa.

Projeto Poderosa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolvimento Pessoal é um processo particular

  Na busca do desenvolvimento pessoal precisamos compreender que se trata de um processo particular, próprio do sujeito e voltado para as próprias necessidades e tomada de autoconsciência e autorresponsabilidade. Quando você deseja se desenvolver e buscar por evolução pessoal, tem que estar claro que este processo é seu e você precisa assumir total responsabilidade pela sua vida e seus resultados. É um movimento para dentro e não para fora. Digo isso, porque algumas pessoas quando estão insatisfeitas com sua vida criam o hábito de culpar o outro por seus infortúnios: culpam a família pela sua infelicidade, culpam o governo ou a economia pela sua incapacidade de ganhar dinheiro ou ter uma vida mais próspera, culpam o esposo, namorado, companheiro por sua infelicidade no amor, enfim, esperam que o outro mude ou o cenário mude para atender as suas expectativas e, dessa forma, se exime das próprias responsabilidades. Quando a gente espera que o outro mude para podermos ser felizes, amados

O que você pensa você é

  Ao longo da vida, desde o nosso nascimento, vamos construindo valores e crenças e, assim, criando nosso próprio mundo interior e, consequentemente, nossa realidade exterior, porque o que a gente pensa, a gente é.  Quando tive meus primeiros contatos com essa mentalidade, cheguei a considerar um absurdo! Como assim, nós somos culpados por toda desgraça e situação em nossa vida??!! Compreendi depois, que não se trata de "culpa", mas sim de responsabilidade. Sim! Nós somos responsáveis pela nossa vida e nossos resultados. É claro que uma parte do que acontece conosco não está sob nosso controle, tem uma parte da nossa vida que tem a ver com as circunstâncias, mas outra parte depende de como reagimos aos acontecimentos dos quais não provocamos e não temos controle.  Essa reação às circunstâncias depende da forma como pensamos, das nossas crenças, porque é a partir de como sentimos, pensamos e são os nossos pensamentos que nos conduz a atitude. A forma como reagimos a algo é int

Minha Jornada de Sucesso

No ano de 2017 iniciei meu processo de desenvolvimento pessoal, empoderamento e busca pelo sucesso. Tudo teve início após uma vida inteira de fracassos, medos, desencontros e falta de sentido. Após um período de tristeza absoluta por motivo de decepção amorosa e tantas outras decepções que culminaram em depressão, perda de vontade de viver e a certeza do quão pequena  e  medíocre eu era, passei a repensar minha Jornada.  Quando o discípulo está pronto o mestre aparece, diz o ditado, e eu me vi em um momento de urgência em buscar um novo sentido e uma nova jornada e foi nesse momento que eu tive a chance de conhecer o Coaching. A partir daí  passei a pesquisar e estudar tudo sobre desenvolvimento Pessoal e buscar por um novo caminho mais assertivo e com novas perspectivas. Estruturei vários planos de ação. Defini e redefi alguns objetivos. Dediquei-me a fazer cursos, ler livros e busquei por Mentores e gurus, mesmo que de maneira online. Em 2019 fiz a minha primeira formação em Coaching