Pular para o conteúdo principal

Exercícios para auxiliar no Autoconhecimento

Autoconhecimento, segundo o dicionário, é o conhecimento de si mesmo, das próprias características, sentimentos e inclinações. 

Autoconhecimento implica em conhecer seus próprios pontos fortes e fracos, seus valores e crenças, seus limites, suas capacidades e potencialidades. 

Pontos fortes

Quais são seus pontos fortes? 

Suas características pessoais ou físicas que te tornam mais forte? 


Exercício

Sou persistente; tenho curiosidade e vontade de aprender; facilidade de aprender; Sou saudável; tenho foco.

Pontos fracos

Todos nós temos pontos fortes e fracos, não adianta lutar contra isso, porém, é muito importante conhecer cada um deles para então fortalecer os pontos favoráveis e minimizar os pontos fracos, ou troná-los inativos.


Exercício

Sou ansiosa; um pouco agressiva e reativa; tímida; um tanto insegura; impulsiva; falo muitas vezes sem pensar; meio dramática.

Valores

Quais são os valores que norteiam a sua vida? o que lhe é inegociável? 

Valores são o conjunto de características de uma pessoa que determinam a forma como age ou interage com outras pessoas ou com o mundo.


Exercício

Meus valores são: Honestidade; trabalho; Bem-estar; liberdade, conforto e Equilíbrio, dentre outros. Eu não saberia viver em um ambiente desonesto e agir de forma desonesta, pois HONESTIDADE é o meu maior valor.

Gostos, paixões e interesses

Quais são seus interesses? seus gostos e preferências? quais são as suas paixões, sejam coisas ou pessoas? 

O que gosta de fazer nos momentos de lazer? o que prende a sua atenção? quais coisas mais pesquisa na internet ou assunto que mais gosta de falar e se sente apto e motivado?


Exercício

Eu amo ler, desde muito nova essa foi e continua sendo a minha grande paixão; adoro moda e quase tudo sobre o assunto, só não gosto e não sei costurar; Sou viciada em café; adoro um bom filme e uma boa série na TV e também adoro ir ao cinema; gosto de dança; adoro jogar conversa fora com pessoas com as quais me identifico; adoro as manhãs. é a minha melhor hora do dia; adoro o mês de Setembro, meu mês preferido do ano, que é quando o inverno e o frio estão indo embora e o sol começa a nascer mais cedo; adoro tudo sobre histórias de superação e conquistas, de pessoas que obtiveram êxito em suas jornadas; adoro ficar sozinha, ter a casa só para mim; etc;.


O que você seria e o que mudaria em você se pudesse ser ou fazer qualquer coisa?

Essa pergunta leva a uma grande reflexão. Nesse momento a gente chega a conclusão que não gostaria de ser outra pessoa, mas a gente mesmo, com algumas melhorias, é claro. 

Eu seria eu mesma! somente seria mais segura, mais leve, menos estressada. Seria só um pouquinho mais ousada e corajosa. 

E você? 

Se você por acaso respondeu que seria outra pessoa totalmente diferente de quem é, que seria uma outra pessoa, talvez devesse investigar mais a fundo como se sente e porque se sente assim. Não acredito que seja natural querer ser alguém que não somos, porque acredito piamente que sempre queremos ser quem somos, só precisamos realizar e implementar algumas melhorias, ser uma versão melhorada de nós mesmos.

Fez os exercícios? como se sentiu? o que descobriu sobre você? 

Se quiser se aprofundar no tema e conhecer outras estratégias efetivas de autoconhecimento, vou deixar o link do meu Workshop AUTOCONHECIMENTO E RODA DA VIDA:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolvimento Pessoal é um processo particular

  Na busca do desenvolvimento pessoal precisamos compreender que se trata de um processo particular, próprio do sujeito e voltado para as próprias necessidades e tomada de autoconsciência e autorresponsabilidade. Quando você deseja se desenvolver e buscar por evolução pessoal, tem que estar claro que este processo é seu e você precisa assumir total responsabilidade pela sua vida e seus resultados. É um movimento para dentro e não para fora. Digo isso, porque algumas pessoas quando estão insatisfeitas com sua vida criam o hábito de culpar o outro por seus infortúnios: culpam a família pela sua infelicidade, culpam o governo ou a economia pela sua incapacidade de ganhar dinheiro ou ter uma vida mais próspera, culpam o esposo, namorado, companheiro por sua infelicidade no amor, enfim, esperam que o outro mude ou o cenário mude para atender as suas expectativas e, dessa forma, se exime das próprias responsabilidades. Quando a gente espera que o outro mude para podermos ser felizes, amados

O que você pensa você é

  Ao longo da vida, desde o nosso nascimento, vamos construindo valores e crenças e, assim, criando nosso próprio mundo interior e, consequentemente, nossa realidade exterior, porque o que a gente pensa, a gente é.  Quando tive meus primeiros contatos com essa mentalidade, cheguei a considerar um absurdo! Como assim, nós somos culpados por toda desgraça e situação em nossa vida??!! Compreendi depois, que não se trata de "culpa", mas sim de responsabilidade. Sim! Nós somos responsáveis pela nossa vida e nossos resultados. É claro que uma parte do que acontece conosco não está sob nosso controle, tem uma parte da nossa vida que tem a ver com as circunstâncias, mas outra parte depende de como reagimos aos acontecimentos dos quais não provocamos e não temos controle.  Essa reação às circunstâncias depende da forma como pensamos, das nossas crenças, porque é a partir de como sentimos, pensamos e são os nossos pensamentos que nos conduz a atitude. A forma como reagimos a algo é int

Minha Jornada de Sucesso

No ano de 2017 iniciei meu processo de desenvolvimento pessoal, empoderamento e busca pelo sucesso. Tudo teve início após uma vida inteira de fracassos, medos, desencontros e falta de sentido. Após um período de tristeza absoluta por motivo de decepção amorosa e tantas outras decepções que culminaram em depressão, perda de vontade de viver e a certeza do quão pequena  e  medíocre eu era, passei a repensar minha Jornada.  Quando o discípulo está pronto o mestre aparece, diz o ditado, e eu me vi em um momento de urgência em buscar um novo sentido e uma nova jornada e foi nesse momento que eu tive a chance de conhecer o Coaching. A partir daí  passei a pesquisar e estudar tudo sobre desenvolvimento Pessoal e buscar por um novo caminho mais assertivo e com novas perspectivas. Estruturei vários planos de ação. Defini e redefi alguns objetivos. Dediquei-me a fazer cursos, ler livros e busquei por Mentores e gurus, mesmo que de maneira online. Em 2019 fiz a minha primeira formação em Coaching