Pular para o conteúdo principal

Uma boa vida é uma vida de qualidade

Qualidade de vida indica os níveis das condições básicas e suplementares do ser humano. Estas condições envolvem desde o bem estar físico, mental, psicológico e emocional e os relacionamentos sociais, bem como a saúde, educação e outros.


A parte a definição acima, qualidade de vida para mim é ter saúde, mental e física, ter disposição para realizar atividades físicas e laborais, ter fé em algo, ter um objetivo e propósito de vida e sentir-se livre!

Agora gostaria que você encontrasse seu próprio conceito de qualidade de vida e depois avalie como anda a sua vida dentro dos seguintes pontos, de acordo com a Roda da Vida:

Hobbies e diversão: de zero a dez, qual sua avaliação dessa área da sua vida, sendo 0 totalmente insatisfatório e dez totalmente satisfatória.


Nota: ___________________________________________________

Se sua nota for muito baixa, se estiver insatisfeito com essa determinada área da sua vida, escolha de uma a três ações para ser realizada ainda esta semana que vai melhorar esta área da vida:

Tarefa 1: ___________________________________________________

Tarefa 2: ___________________________________________________

Tarefa 3: ___________________________________________________

Se você não tem tido diversão e hobbies em sua vida, decida mudar essa situação, se dedique a um hobby, por exemplo: faça aulas de dança, se matricule em um curso, saia para dançar, vá ao cinema, faça um curso de teatro, um curso de fotografia, comece a caminhar, faça uma trilha, medite, aprenda tocar algum instrumento musical... decida o que lhe atrai.

Felicidade e Plenitude: agora avalie de zero a dez o quanto você se sente feliz e pleno:


Nota: ___________________________________________________

De acordo com a sua avaliação, se você está muito insatisfeito, decida tarefas para melhorar sua felicidade e plenitude, procure fazer algo que lhe deixe mais feliz e realizado:

Tarefa1: ___________________________________________________

Tarefa 2: ___________________________________________________

Tarefa 3: __________________________________________________

Descubra o que faz ou poderia fazer você se sentir mais feliz e pleno. Eu sugiro meditar para acalmar a mente e alcançar a paz interior. Sugiro todos os dias pela manhã pensar em pelo mensos três coisas pela qual é grato, isso vai mudar sua perspectiva das coisas e da vida. 
Analise-se, se conheça, ninguém é alegre o tempo todo, tem dias que estamos tristes ou irritados, tem dias que acontecessem fatos que mexem com nossos sentimentos, mas de forma alguma é normal ser infeliz o tempo todo, todos os dias. 

Espiritualidade: Analise a sua vida Espiritual, sendo espiritualidade a noção de que a vida está além desse plano e somos mais que matéria, que há algo superior a nós, pode ser Deus, Universo... enfim. avalie como anda este aspecto da sua vida:



Nota: ___________________________________________________

Se observar insatisfação com esta área da vida, pense em ações para melhorar a sua espiritualidade:

Tarefa 1: ___________________________________________________

Tarefa 2: ___________________________________________________

Tarefa 3: ___________________________________________________

Sigo a sugestão do livro As Sete Leis Espirituais do Sucesso de Deepak Chopra na Primeira lei- Lei da Potencialidade Pura: Reserve alguns minutos do dia para ficar em silêncio ou em meditação; reservar um período do dia para comungar com a natureza, contemplando um por do sol, sentindo o cheiro de uma flor etc. ao realizar essas atividades, evitar o julgamento, não julgar o que acontece, só sentir.

Espero que este artigo seja útil para você e que possa encontrar atividades e realizar ações que vão de fato melhorar a sua qualidade de vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolvimento Pessoal é um processo particular

  Na busca do desenvolvimento pessoal precisamos compreender que se trata de um processo particular, próprio do sujeito e voltado para as próprias necessidades e tomada de autoconsciência e autorresponsabilidade. Quando você deseja se desenvolver e buscar por evolução pessoal, tem que estar claro que este processo é seu e você precisa assumir total responsabilidade pela sua vida e seus resultados. É um movimento para dentro e não para fora. Digo isso, porque algumas pessoas quando estão insatisfeitas com sua vida criam o hábito de culpar o outro por seus infortúnios: culpam a família pela sua infelicidade, culpam o governo ou a economia pela sua incapacidade de ganhar dinheiro ou ter uma vida mais próspera, culpam o esposo, namorado, companheiro por sua infelicidade no amor, enfim, esperam que o outro mude ou o cenário mude para atender as suas expectativas e, dessa forma, se exime das próprias responsabilidades. Quando a gente espera que o outro mude para podermos ser felizes, amados

O que você pensa você é

  Ao longo da vida, desde o nosso nascimento, vamos construindo valores e crenças e, assim, criando nosso próprio mundo interior e, consequentemente, nossa realidade exterior, porque o que a gente pensa, a gente é.  Quando tive meus primeiros contatos com essa mentalidade, cheguei a considerar um absurdo! Como assim, nós somos culpados por toda desgraça e situação em nossa vida??!! Compreendi depois, que não se trata de "culpa", mas sim de responsabilidade. Sim! Nós somos responsáveis pela nossa vida e nossos resultados. É claro que uma parte do que acontece conosco não está sob nosso controle, tem uma parte da nossa vida que tem a ver com as circunstâncias, mas outra parte depende de como reagimos aos acontecimentos dos quais não provocamos e não temos controle.  Essa reação às circunstâncias depende da forma como pensamos, das nossas crenças, porque é a partir de como sentimos, pensamos e são os nossos pensamentos que nos conduz a atitude. A forma como reagimos a algo é int

Minha Jornada de Sucesso

No ano de 2017 iniciei meu processo de desenvolvimento pessoal, empoderamento e busca pelo sucesso. Tudo teve início após uma vida inteira de fracassos, medos, desencontros e falta de sentido. Após um período de tristeza absoluta por motivo de decepção amorosa e tantas outras decepções que culminaram em depressão, perda de vontade de viver e a certeza do quão pequena  e  medíocre eu era, passei a repensar minha Jornada.  Quando o discípulo está pronto o mestre aparece, diz o ditado, e eu me vi em um momento de urgência em buscar um novo sentido e uma nova jornada e foi nesse momento que eu tive a chance de conhecer o Coaching. A partir daí  passei a pesquisar e estudar tudo sobre desenvolvimento Pessoal e buscar por um novo caminho mais assertivo e com novas perspectivas. Estruturei vários planos de ação. Defini e redefi alguns objetivos. Dediquei-me a fazer cursos, ler livros e busquei por Mentores e gurus, mesmo que de maneira online. Em 2019 fiz a minha primeira formação em Coaching