Pular para o conteúdo principal

Projeto de Empoderamento Feminino

Empoderar: ato de dar ou conceder poder para si próprio ou para outrem. Empoderamento feminino é o ato de conceder o poder de participação social às mulheres, garantindo que possam estar cientes sobre a luta pelos seus direitos, como a total igualdade entre os gêneros.



Como Assistente Social atuando há sete anos no CRAS- Centro de Referência da Assistência Social - no município de Santa Bárbara d'Oeste- SP, e tendo como maioria esmagadora de usuários o público feminino, sendo elas muitas vezes a provedora da casa e da família ou a única referência dentro do seu domicílio; e levando em conta as diversas demandas trazidas por essas mulheres e suas dificuldades e desafios diários, criamos o projeto Empoderamento Feminino para as mulheres do CRAS. 
O Projeto tem como objetivo orientar e trazer informações sobre as questões sobre Planejamento Familiar, sendo elas a maiores responsáveis por cuidar e criar os filhos; Pensão Alimentícia, sendo que grande parte não tem auxílio dos genitores para manter os filhos; Lei Maria da Penha e Violência Doméstica, uma vez que as estatísticas comprovam a quantidade de mulheres que ainda, em pleno século XXI, são vítimas de seus maridos e companheiros e perdem a vida diariamente pela mão daqueles com quem escolheu viver.

O primeiro encontro ocorreu em Março de 2019, dia 21, no espaço do CRAS com usuárias atendidas e acompanhadas pela equipe técnica.

Neste encontro falamos sobre Planejamento familiar e Direito reprodutivo, onde contamos com a parceira da Psicóloga do Centro de Referência em Saúde da Mulher também do Município de Santa Bárbara d'Oeste. O objetivo era o de informar sobre os serviços existente no município referente ao planejamento familiar e de orientar sobre o direito reprodutivo com responsabilidade e planejamento, reforçando que ter filhos é uma escolha, um direito, mas acima de tudo, um ato de total entrega e responsabilidade. Refletir sobre a questão da maternidade e a escolha mais acertada, pois hoje contamos com diversos métodos para prevenir uma gravidez e, graças ao avanço da ciência, podemos planejar a maternidade e, muito além disso, podemos escolher como, quando e se teremos filhos. 

Enquanto integrante da equipe técnica do CRAS, observamos que grande parte das nossas usuárias não se planejam para ter filhos, a gravidez simplesmente acontece, sem que haja reflexão, decisão e planejamento. Nosso objetivo é o de orientar sobre o poder de escolha, já que ter filhos vem junto com responsabilidade.

Antes de ter um filho, o ideal é refletir sobre os seguintes aspectos:

1- Eu estou preparada para ser mãe, seja emocional, física e financeiramente?
2- Eu quero assumir essa responsabilidade neste momento da minha vida?
3- Eu realmente quero ser mãe? lembre-se que é uma escolha sua.
4- Como ter um filho nesse momento vai impactar minha vida? minha carreira? minha rotina?
5- Eu tenho o apoio que necessito para cuidar deste filho?
6- Eu posso adiar essa decisão?

Ser mãe é uma escolha e uma responsabilidade, espero que você tenha sempre consciência dessa escolha e, se decidir ser mãe, que a sua maternidade seja um projeto bem pensado e uma decisão abençoada.

Não precisamos ter filhos para agradar a um companheiro, quando eles querem ir embora, eles vão e nem sempre se importam. 

Não precisamos ser mães se essa não for a nossa vontade: não importa o que a sociedade diz, a escolha é sua, pois toda a responsabilidade também o será.

Podemos escolher o momento certo para exercer a maternidade e realizar nosso sonho de ser mãe. Temos o direito de organizar nossa vida, nossa carreira antes de trazer uma criança ao mundo.

Temos que ser responsáveis: somos donas do nosso corpo e dispomos de meios para prevenir uma gravidez, parem de se comportar como bichos no cio que não controlam a própria sexualidade, cujo instinto é a procriação. A natureza nos deu consciencia e poder de decidir.

Planejamento é respeito com a vida nova que colocaremos no mundo.

Ser mãe pode ser uma dádiva ou um tormento, depende de qual momento você está em sua vida.

Mulheres, se empoderem! começando pelo seus úteros!
script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script>
<script>
     (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({
          google_ad_client: "ca-pub-2533948510898221",
          enable_page_level_ads: true
     });

</script>

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolvimento Pessoal é um processo particular

  Na busca do desenvolvimento pessoal precisamos compreender que se trata de um processo particular, próprio do sujeito e voltado para as próprias necessidades e tomada de autoconsciência e autorresponsabilidade. Quando você deseja se desenvolver e buscar por evolução pessoal, tem que estar claro que este processo é seu e você precisa assumir total responsabilidade pela sua vida e seus resultados. É um movimento para dentro e não para fora. Digo isso, porque algumas pessoas quando estão insatisfeitas com sua vida criam o hábito de culpar o outro por seus infortúnios: culpam a família pela sua infelicidade, culpam o governo ou a economia pela sua incapacidade de ganhar dinheiro ou ter uma vida mais próspera, culpam o esposo, namorado, companheiro por sua infelicidade no amor, enfim, esperam que o outro mude ou o cenário mude para atender as suas expectativas e, dessa forma, se exime das próprias responsabilidades. Quando a gente espera que o outro mude para podermos ser felizes, amados

O que você pensa você é

  Ao longo da vida, desde o nosso nascimento, vamos construindo valores e crenças e, assim, criando nosso próprio mundo interior e, consequentemente, nossa realidade exterior, porque o que a gente pensa, a gente é.  Quando tive meus primeiros contatos com essa mentalidade, cheguei a considerar um absurdo! Como assim, nós somos culpados por toda desgraça e situação em nossa vida??!! Compreendi depois, que não se trata de "culpa", mas sim de responsabilidade. Sim! Nós somos responsáveis pela nossa vida e nossos resultados. É claro que uma parte do que acontece conosco não está sob nosso controle, tem uma parte da nossa vida que tem a ver com as circunstâncias, mas outra parte depende de como reagimos aos acontecimentos dos quais não provocamos e não temos controle.  Essa reação às circunstâncias depende da forma como pensamos, das nossas crenças, porque é a partir de como sentimos, pensamos e são os nossos pensamentos que nos conduz a atitude. A forma como reagimos a algo é int

Minha Jornada de Sucesso

No ano de 2017 iniciei meu processo de desenvolvimento pessoal, empoderamento e busca pelo sucesso. Tudo teve início após uma vida inteira de fracassos, medos, desencontros e falta de sentido. Após um período de tristeza absoluta por motivo de decepção amorosa e tantas outras decepções que culminaram em depressão, perda de vontade de viver e a certeza do quão pequena  e  medíocre eu era, passei a repensar minha Jornada.  Quando o discípulo está pronto o mestre aparece, diz o ditado, e eu me vi em um momento de urgência em buscar um novo sentido e uma nova jornada e foi nesse momento que eu tive a chance de conhecer o Coaching. A partir daí  passei a pesquisar e estudar tudo sobre desenvolvimento Pessoal e buscar por um novo caminho mais assertivo e com novas perspectivas. Estruturei vários planos de ação. Defini e redefi alguns objetivos. Dediquei-me a fazer cursos, ler livros e busquei por Mentores e gurus, mesmo que de maneira online. Em 2019 fiz a minha primeira formação em Coaching