Pular para o conteúdo principal

Fortalecendo a sua Autoconfiança

Autoconfiança é a capacidade de acreditar em si mesmo e ser capaz de realizar qualquer coisa a que se propõe.



É a Autoconfiança que determina nosso sucesso pessoal e profissional, pois confiar em si mesmo te impulsiona e te motiva a tomar decisões e ações, te auxilia a superar dificuldades e lidar com as decepções e fracassos.
Acredito, e você deverá concordar, que ser autoconfiante é uma das maiores virtudes que podemos ter. As vantagens das pessoas autoconfiantes são infinitamente maiores do que das pessoas inseguras. Autoconfiança abre portas e caminhos e nos coloca em posição de sucesso e destaque em qualquer situação.

Ser autoconfiante é uma decisão diária. A autoconfiança se constrói no dia a dia, está sujeita a oscilações, altos e baixos. A boa notícia é que nós somos os maiores responsáveis pela nossa autoconfiança e autoestima e podemos fortalecê-las com ações e decisões práticas, necessitando para isso atenção e consistência.

1- Amar a si próprio
Autoconfiança está intimamente ligada a autoestima. Amar a si próprio é o primeiro passo para se ter autoconfiança.
Cuide da visão que tem de si próprio, se ame incondicionalmente. Repita todos os dias diante do espelho: Eu o amo e o aceito exatamente como você é. (Exercício do espelho sugerido por Louise Hay)


2- Evite se criticar excessivamente
O autojulgamento e as críticas excessivas drenam sua autoconfiança. Pare de se criticar, para de se jogar para baixo!todos erramos, todos temos pontos fracos, ninguém é perfeito. Corrija o que dá para corrigir, o que não te agrada e aprenda a convier com as suas fraquejas, perdoe seus erros do passado e aprenda a ser mais tolerante e gentil consigo mesmo.

3- Lembre-se de suas conquistas e realizações
Lembrar do que conquistamos e das nossas realizações ajuda a fortalecer a autoconfiança, pois teremos como referencia nossa experiencia pessoal, principalmente quando estamos nos sentindo desmotivados e e inseguros.
Eu procuro lembrar de todas as minhas conquistas e nesses momentos, dou uma olhada no meu álbum de formatura, isso me enche de motivação e confiança: sou capaz de tudo! já realizei tanta coisa e posso realizar muito mais!


4- Identifique seus pontos fracos e fortes
Identifique seus pontos fracos e fortes, pois todos temos os dois. Após identificar os pontos fracos, escolha o ponto que queira minimizar ou eliminar, aquele que lhe é mais prejudicial. Escolha dentre sues pontos fortes os que possam combater os pontos fracos. Reforce esses pontos fortes e faça um plano de ação onde a partir dos pontos fortes consiga eliminar ou minimizar os pontos fracos. 
No Coaching, utilizamos a ferramenta Análise Swot onde é possível analisar os pontos fracos e fortes, os recursos internos e externos e assim utilizar os pontos fortes e as oportunidades montando um time para enfrentar os pontos fracos, eliminando-os ou minimizando os pontos desfavoráveis.

5- Tenha objetivos definidos
Ter objetivos definidos, saber o que quer e onde queremos chegar fortalecem muito nossa confiança, pois saber o que quer e perseguir o objetivo nos dá força e motivação para agir.

6- Comprometa-se com seu sucesso
Saber o que quer e trabalhar para atingir nossos objetivos é o primeiro passo, o passo seguinte é se comprometer com nosso sucesso. Quando nos comprometemos em alcançar algo, nos fortalecemos e aprendemos a lidar com os desafios que possam surgir, pois não se desiste do que se quer e como sabemos o que queremos, tendemos a ter maior compromisso com nosso sucesso.
Atingir objetivos e metas, alcançar sucesso em qualquer área de nossas vidas nos possibilita analisar nossa trajetória e sentir mais autoconfiança.

7- Seja Positivo
É praticamente impossível ser autoconfiante quando focamos no que é negativo. Pensamentos negativos nos fazem sentir medo, nos impede de avançar. 
Escolha seus pensamentos e palavras com muito cuidado, evite expressões e pensamentos negativos. Faça disso uma meta diária em sua vida. Tenha pensamentos positivos propositadamente e conscientemente.

8- Saia da posição de vítima
Nunca em hipótese alguma se coloque na posição de vítima, pois essa posição retira todo seu poder pessoal e afeta a sua autoconfiança. Não somos vítimas das situações, somos responsáveis pela nossa vida e nossos resultados, se algo não está como você gostaria em sua vida, repense seus pensamentos e atitudes.

9- Ressignifique situações desfavoráveis
Aprenda a ressignificar situações desfavoráveis! se algo ruim acontecer em sua vida, busca outro significado que seja mais positivo e favorável. Veja as coisas por um ângulo melhor e que te permita mais poder.

10- Cuide da sua aparência
Pessoas que se cuidam, que cuidam do corpo, da vestimenta, que tem asseio e higiene se sentem mais confortáveis. Estar bem com a sua aparência vai te proporcionar maior confiança.
Qual a sensação que você tem quando observa alguém sem higiene pessoal, descabelada, visivelmente descuidada?
Qual a sensação que você tem quando olha para alguém bonita, bem asseada, unhas e cabelos bem feitos, roupas limpas, bem cuidada?
Aparência é tudo! e não estou falando de beleza estética, todos somos bonitos a nossa forma, mas é a forma que nos cuidamos que vai evidenciar ou esconder a nossa beleza.



Existem muitos outros fatores que contribuem para nossa autoconfiança, descubra o que funciona para você. Nos próximos artigos, abordaremos cada tópico, com propostas práticas e sugestões a serem seguidas, passo a passo. 
O que devemos fazer é refletir todos os dias sobre isso e buscar formas que fortaleça nossa autoconfiança todos os dias, é um processo constante e pulsante, vivo. Ter Autoconfiança é uma eterna vigilância: assuma as rédeas da sua vida e do seu sucesso pessoal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolvimento Pessoal é um processo particular

  Na busca do desenvolvimento pessoal precisamos compreender que se trata de um processo particular, próprio do sujeito e voltado para as próprias necessidades e tomada de autoconsciência e autorresponsabilidade. Quando você deseja se desenvolver e buscar por evolução pessoal, tem que estar claro que este processo é seu e você precisa assumir total responsabilidade pela sua vida e seus resultados. É um movimento para dentro e não para fora. Digo isso, porque algumas pessoas quando estão insatisfeitas com sua vida criam o hábito de culpar o outro por seus infortúnios: culpam a família pela sua infelicidade, culpam o governo ou a economia pela sua incapacidade de ganhar dinheiro ou ter uma vida mais próspera, culpam o esposo, namorado, companheiro por sua infelicidade no amor, enfim, esperam que o outro mude ou o cenário mude para atender as suas expectativas e, dessa forma, se exime das próprias responsabilidades. Quando a gente espera que o outro mude para podermos ser felizes, amados

O que você pensa você é

  Ao longo da vida, desde o nosso nascimento, vamos construindo valores e crenças e, assim, criando nosso próprio mundo interior e, consequentemente, nossa realidade exterior, porque o que a gente pensa, a gente é.  Quando tive meus primeiros contatos com essa mentalidade, cheguei a considerar um absurdo! Como assim, nós somos culpados por toda desgraça e situação em nossa vida??!! Compreendi depois, que não se trata de "culpa", mas sim de responsabilidade. Sim! Nós somos responsáveis pela nossa vida e nossos resultados. É claro que uma parte do que acontece conosco não está sob nosso controle, tem uma parte da nossa vida que tem a ver com as circunstâncias, mas outra parte depende de como reagimos aos acontecimentos dos quais não provocamos e não temos controle.  Essa reação às circunstâncias depende da forma como pensamos, das nossas crenças, porque é a partir de como sentimos, pensamos e são os nossos pensamentos que nos conduz a atitude. A forma como reagimos a algo é int

Minha Jornada de Sucesso

No ano de 2017 iniciei meu processo de desenvolvimento pessoal, empoderamento e busca pelo sucesso. Tudo teve início após uma vida inteira de fracassos, medos, desencontros e falta de sentido. Após um período de tristeza absoluta por motivo de decepção amorosa e tantas outras decepções que culminaram em depressão, perda de vontade de viver e a certeza do quão pequena  e  medíocre eu era, passei a repensar minha Jornada.  Quando o discípulo está pronto o mestre aparece, diz o ditado, e eu me vi em um momento de urgência em buscar um novo sentido e uma nova jornada e foi nesse momento que eu tive a chance de conhecer o Coaching. A partir daí  passei a pesquisar e estudar tudo sobre desenvolvimento Pessoal e buscar por um novo caminho mais assertivo e com novas perspectivas. Estruturei vários planos de ação. Defini e redefi alguns objetivos. Dediquei-me a fazer cursos, ler livros e busquei por Mentores e gurus, mesmo que de maneira online. Em 2019 fiz a minha primeira formação em Coaching