Pular para o conteúdo principal

Como está a sua vida?


Você já parou para avaliar como anda a sua vida?  já parou para analisar cuidadosamente cada aspecto e área, o que está indo bem e o que está emperrado?

Algumas vezes, estamos indo bem, temos aquele emprego dos sonhos, ou a família linda e amada, ou o corpo saudável, mas algo ainda incomoda. Apesar de estarmos felizes com o que temos, ainda não consideramos suficiente e, ás vezes, até nos sentimos tristes e desanimados.

Isso se deve ao fato de estarmos em desequilíbrio com relação as principais áreas de nossas vidas, podemos ter o emprego perfeito, mas o mesmo nos exige muito, nos consome e não conseguimos ficar mais tempo com as nossas famílias ou ter tempo para o lazer e diversão. Ou podemos ter a família perfeita, mas a vida profissional anda de mal a pior.

No Coaching, a Roda da Vida é uma ferramenta que avalia as quatro áreas da vida e ajuda a identificar como de fato anda nossa vida, qual área necessita de maior atenção e se há equilíbrio, pois para termos uma vida plena e feliz é importante que haja equilíbrio em todas as áreas.



Ferramenta Roda da Vida 



As quatro áreas da vida: Pessoal, Qualidade de Vida, Relacionamento e Profissional.



 Subdivisões da área da vida Pessoal:


A área pessoal é subdividida em: Saúde e disposição, Desenvolvimento Intelectual e Equilíbrio Emocional.


Reflita sobre como você tem cuidado da sua saúde. Você tem ido ao médico para exames preventivos? tem feito alguma atividade física? tem cuidado da alimentação? tem ingerido muita água e alimentos saudáveis? ou tem negligenciado sua saúde, consumindo bebidas alcoólicas em excesso, alimentos gordurosos e sem valor nutricional, tem tido uma vida sedentária, sem atividades físicas e se sente cansado e sem disposição?

Então responda e registre na Roda: de zero a dez, como está a sua saúde e disposição?

Se você identificar nesse exercício que a nota é muito baixa ou não satisfatória e compreender que não vem cuidando da sua saúde como devia, faça um plano e coloque em prática o que precisa ser feito para atingir a sua nota ideal, ou seja, a sua vida saudável.

Da mesma forma, repita agora com o aspecto Desenvolvimento Intelectual. Questione-se como está essa área da vida. Você tem lido? tem feito algum curso, participado de palestras? tem tirado um tempo para aprender mais ou aprender algo novo?

Registre sua nota de zero a dez na Roda da vida no espaço reservado ao Desenvolvimento Intelectual e analise.

E como anda seu Equilíbrio Emocional? você se sente bem emocionalmente? tem se dedicado a ter pensamentos positivos? tem conseguido ter autocontrole diante de situações adversas? ou tem vivido com depressão, desânimo, sem fé na vida e no futuro?

O processo é o mesmo, analise e se dê uma nota, depois se pergunte o que precisa fazer para resolver a situação, caso não lhe seja favorável e como mantê-la, caso sua nota seja dez ou próxima a isso.

Subdivisões da área da vida Qualidade de Vida

Esta área está subdividida em Criatividade/hobbies/diversão, Felicidade e Plenitude e Espiritualidade.

O processo é o mesmo apresentado anteriormente. você precisa analisar um a um os aspectos da vida, refletir sobre como anda sua vida do ponto de vista da Criatividade, Hobbies e diversão, isto é, você tem se dedicado a alguma atividade de lazer e diversão, tem tido tempo para fazer o que gosta? Com relação a Felicidade e Plenitude, como você se sente? você se sente feliz? você se sente pleno, completo ou sente-se triste na maior parte do tempo, insatisfeito com a sua vida? sente que tem tudo para ser feliz ou que ainda falta-lhe muito para ter a vida plena, completa e realizada. Reflita!

E como está a sua Espiritualidade? você acredita em algo? Deus? Universo? algo maior. além da matéria? algo que faz você aceitar e compreender as dores da vida, que te convida a ser mais humilde e humano? ou você não tem fé? não acredita em nada além do aqui e agora? Enfim, analise esse aspecto e dê a sua nota de zero a dez.

Subdivisões da área da vida Relacionamento

Como anda a sua Vida Familiar, sua Vida Amorosa ou sua Vida Social?

Analise, reflita como e qual nota cada uma dessas áreas merecem? Você tem um bom relacionamento com a sua família: pais, irmãos? ou estão distantes, há tempo não se falam? sente mágoas que ainda te machucam. Como anda sua vida amorosa? como está seu relacionamento com esposo, namorado, ou mesmo com você mesmo, caso esteja solteiro. E se solteiro, como se sente não estando em um relacionamento? você tem um bom relacionamento consigo? e a vida social, como anda? amigos, colegas, conhecidos, enfim, como está a sua vida social?

Só você pode avaliar e só você pode dar uma nota para cada área da sua vida, independente do que outros pensam ou lhe digam.

Subdivisões da área da vida Profissional

Como anda a sua vida profissional?

Você tem tido o retorno financeiro que almeja? está satisfeito com o salário que vem recebendo ou o lucro da sua empresa? Está no trabalho que gosta e se sente realizado? trabalha com o que acredita ? é seu propósito de vida? e mais, você acredita que sua atividade profissional contribui de alguma forma com outras pessoas?

Reflita sobre cada aspecto, sobre cada área. Registre a sua nota, sendo o mais verdadeiro possível consigo mesmo. Após registrar cada uma das notas, analise sua Roda da Vida e veja se sua vida está ou não equilibrada e caso haja desequilíbrio, pergunte-se a si mesmo: o que posso melhorar?

Sugiro que escolha uma área de cada vez, caso perceba que várias área estão insatisfatórias. Comece por aquela área onde há maior insatisfação e urgência. Faça um plano, estabeleça as suas metas e aja, pois a Roda da Vida é uma importante ferramenta para analisar as áreas da vida, mas as mudanças e as melhorias dependem da sua ação. Não basta só saber o que não está bom, é preciso fazer algo para mudar. Se a sua nota em alguma área da vida está abaixo do satisfatório, perguntes-se: qual seria a nota ideal? O que estou disposto a fazer para ter a nota ou a vida que eu desejo ter?


Está em suas mãos!


É nos momentos de decisão que seu destino é traçado (Anthony Robbins)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolvimento Pessoal é um processo particular

  Na busca do desenvolvimento pessoal precisamos compreender que se trata de um processo particular, próprio do sujeito e voltado para as próprias necessidades e tomada de autoconsciência e autorresponsabilidade. Quando você deseja se desenvolver e buscar por evolução pessoal, tem que estar claro que este processo é seu e você precisa assumir total responsabilidade pela sua vida e seus resultados. É um movimento para dentro e não para fora. Digo isso, porque algumas pessoas quando estão insatisfeitas com sua vida criam o hábito de culpar o outro por seus infortúnios: culpam a família pela sua infelicidade, culpam o governo ou a economia pela sua incapacidade de ganhar dinheiro ou ter uma vida mais próspera, culpam o esposo, namorado, companheiro por sua infelicidade no amor, enfim, esperam que o outro mude ou o cenário mude para atender as suas expectativas e, dessa forma, se exime das próprias responsabilidades. Quando a gente espera que o outro mude para podermos ser felizes, amados

O que você pensa você é

  Ao longo da vida, desde o nosso nascimento, vamos construindo valores e crenças e, assim, criando nosso próprio mundo interior e, consequentemente, nossa realidade exterior, porque o que a gente pensa, a gente é.  Quando tive meus primeiros contatos com essa mentalidade, cheguei a considerar um absurdo! Como assim, nós somos culpados por toda desgraça e situação em nossa vida??!! Compreendi depois, que não se trata de "culpa", mas sim de responsabilidade. Sim! Nós somos responsáveis pela nossa vida e nossos resultados. É claro que uma parte do que acontece conosco não está sob nosso controle, tem uma parte da nossa vida que tem a ver com as circunstâncias, mas outra parte depende de como reagimos aos acontecimentos dos quais não provocamos e não temos controle.  Essa reação às circunstâncias depende da forma como pensamos, das nossas crenças, porque é a partir de como sentimos, pensamos e são os nossos pensamentos que nos conduz a atitude. A forma como reagimos a algo é int

Minha Jornada de Sucesso

No ano de 2017 iniciei meu processo de desenvolvimento pessoal, empoderamento e busca pelo sucesso. Tudo teve início após uma vida inteira de fracassos, medos, desencontros e falta de sentido. Após um período de tristeza absoluta por motivo de decepção amorosa e tantas outras decepções que culminaram em depressão, perda de vontade de viver e a certeza do quão pequena  e  medíocre eu era, passei a repensar minha Jornada.  Quando o discípulo está pronto o mestre aparece, diz o ditado, e eu me vi em um momento de urgência em buscar um novo sentido e uma nova jornada e foi nesse momento que eu tive a chance de conhecer o Coaching. A partir daí  passei a pesquisar e estudar tudo sobre desenvolvimento Pessoal e buscar por um novo caminho mais assertivo e com novas perspectivas. Estruturei vários planos de ação. Defini e redefi alguns objetivos. Dediquei-me a fazer cursos, ler livros e busquei por Mentores e gurus, mesmo que de maneira online. Em 2019 fiz a minha primeira formação em Coaching