Pular para o conteúdo principal

5 atitudes para ter um ano novo de verdade

Mais um ano se inicia e com ele, novas promessas, novas metas, típicas de ano novo. Quem nunca entrou o ano prometendo mudar ou fazer algo novo: seja iniciar um nova dieta, fazer aquela pós-graduação ou mudar de emprego?

Pois é, na maioria dos casos, começamos o ano motivados por iniciar um novo projeto, pois o inicio de ano propicia isso, assim como as segundas-feiras, sendo esse o dia internacional de iniciar uma nova dieta. Entretanto, ao decorrer dos dias e meses, nada acontece e quando o ano termina, não conseguimos realizar nada do que planejamos e nos sentimos frustrados e lá vamos nós fazer novas resoluções e por assim em diante.

Por que será que isso acontece com a maioria das pessoas? por que iniciamos o ano cheio de planos e acreditando e não conseguimos colocá-los em prática e sempre acabamos deixando tudo para o próximo ano?

Não basta pensar em fazer algo novo e somente planejar e não ter atitude e disciplina. Com o plano em mente, o próximo passo é agir.

Além de frustrante, não realizar o que tão empolgados planejamos para iniciar o ano, visando ter um ano diferente, efetuar mudanças na vida pessoal ou profissional e verdadeiramente ter o ano novo que queremos, não realizar os projetos, que raramente sai da mente, nos dá a impressão de inércia, ficamos presos a um círculo vicioso: inicia o ano, fazemos novos planos, ao longo do ano não realizamos o esperado e novamente ao final de cada ano, fazemos nova lista de resoluções, para já nos primeiros meses, esquecê-las na gaveta.

No poema Receita de Ano Novo, Carlos Drummond de Andrade nos apresenta sua mensagem de como ter um ano novo de verdade:


Para ganhar um Ano Novo 
que mereça este nome, 
você, meu caro, tem de merecê-lo, 
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, 
mas tente, experimente, consciente. 
É dentro de você que o Ano Novo 
cochila e espera desde sempre.

Essa parte do poema é muito valiosa e diz tudo: para ter um ano novo de verdade nós temos que merecê-lo e merecer significa ir à luta, se dedicar, por em prática o que está em nossas mentes, tirar do papel e transportar para a vida nossas metas e parar de esperar que por decreto de esperança a partir de Janeiro as coisas mudem. 

Ah meu amigo, minha amiga! se você não fizer, nada vai mudar, nada vai acontecer. Portanto, descrevo aqui 5 atitudes essenciais e principais (poderia ser muito mais que 5) para você implementar em sua vida.

Obs: as atitudes devem ser cumpridas uma a uma e na sequência aqui apresentadas:


1- Reflita sobre o que realmente você quer e coloque no papel.

É importante ressaltar que para atingir qualquer objetivo, primeiro você precisa refletir sobre o que realmente QUER e PORQUE quer e verificar o QUANTO está comprometido com seu desejo. É importante também verificar se seu objetivo depende de você ou de terceiros, se ele é viável e relevante para você, isso vai evitar investimentos desnecessários e frustrações, pois para realizar qualquer meta e objetivo, ela tem que ser centrada em você, algo que dependa da sua ação e não da ação de outras pessoas.

Após ter seu desejo definido, coloque no papel de maneira bem específica, isso vai ajudar a clarear sua mente.


2- Aprenda a evitar a procrastinação.

A procrastinação é um dos piores hábitos para quem quer realizar algo, pois ela nos impede de fazer o que deve ser feito. Você vai perceber que quando definir o que quer, vai começar a procrastinar. Não se preocupe, porque é totalmente normal, tudo que é novo gera ansiedade e procrastinação, mas você precisa aprender a vencê-la. Toda vez que perceber que está procrastinando, reflita sobre o seu desejo, leia a meta descrita no papel e pense porque isso é importante para você. Pergunte-se: o que eu ganho se eu atingir isso? o que eu perco se não atingir?

Outra dica: se imagine ao final do ano, agradecendo por ter realizado seu propósito. Visualize seu objetivo atingido e como você se sentirá. Isso lhe dará motivação para seguir.


3- Tenha atitude, aja!

Definida a meta e a sua motivação, vencida a procrastinação, faça um plano e aja! não espere a situação mais favorável, tenha atitude e aja! coloque em prática todas as ações que precisa realizar para atingir seu objetivo e siga em frente munido de persistência.


4-Seja persistente.

Não adiana só agir, é preciso persistir para realizar qualquer coisa. Sem persistência, desistimos na primeira tentativa mal sucedida. Nem tudo vai dar certo de primeira, você deverá se comprometer a fazer, tentar, refazer os planos e seguir até atingir sua meta.


5- Seja positivo.

Trabalhe sua mente para focar no positivo, isso vai te ajudar a realizar seus planos, mesmo que seja uma meta difícil de alcançar e que exija muito de você. Não desanime se algo não sair como você quer, refaça os planos, reflita sobre o que pode melhorar, o que você já fez e o que ainda precisa fazer e fique firme na atitude anterior: persistência!


Coloque em prática hoje mesmo esses 5 passos e atitudes e eu tenho certeza que ao final deste ano, você vai olhar para traz e perceber, com sorriso nos lábios e o coração agradecido, que conseguiu atingir sua meta!


Meta atingida, você experimentará a sublime sensação de que teve de fato um novo ano!


Para você ganhar belíssimo Ano Novo 
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz, 
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido 
(mal vivido talvez ou sem sentido) 
para você ganhar um ano 
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras, 
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser; 
novo


Espero que tenha contribuído com este post! espero que realmente você atinja a sua meta e que faça deste ano um Novo Ano e uma nova vida.

Mas lembre-se: não adianta querer e não agir. Seu sonho depende de você e ter um Ano Novo de verdade depende de novas atitudes e ações que devem ser colocadas em práticas ao longo deste 2019.

Abraço!  Gratidão! 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolvimento Pessoal é um processo particular

  Na busca do desenvolvimento pessoal precisamos compreender que se trata de um processo particular, próprio do sujeito e voltado para as próprias necessidades e tomada de autoconsciência e autorresponsabilidade. Quando você deseja se desenvolver e buscar por evolução pessoal, tem que estar claro que este processo é seu e você precisa assumir total responsabilidade pela sua vida e seus resultados. É um movimento para dentro e não para fora. Digo isso, porque algumas pessoas quando estão insatisfeitas com sua vida criam o hábito de culpar o outro por seus infortúnios: culpam a família pela sua infelicidade, culpam o governo ou a economia pela sua incapacidade de ganhar dinheiro ou ter uma vida mais próspera, culpam o esposo, namorado, companheiro por sua infelicidade no amor, enfim, esperam que o outro mude ou o cenário mude para atender as suas expectativas e, dessa forma, se exime das próprias responsabilidades. Quando a gente espera que o outro mude para podermos ser felizes, amados

O que você pensa você é

  Ao longo da vida, desde o nosso nascimento, vamos construindo valores e crenças e, assim, criando nosso próprio mundo interior e, consequentemente, nossa realidade exterior, porque o que a gente pensa, a gente é.  Quando tive meus primeiros contatos com essa mentalidade, cheguei a considerar um absurdo! Como assim, nós somos culpados por toda desgraça e situação em nossa vida??!! Compreendi depois, que não se trata de "culpa", mas sim de responsabilidade. Sim! Nós somos responsáveis pela nossa vida e nossos resultados. É claro que uma parte do que acontece conosco não está sob nosso controle, tem uma parte da nossa vida que tem a ver com as circunstâncias, mas outra parte depende de como reagimos aos acontecimentos dos quais não provocamos e não temos controle.  Essa reação às circunstâncias depende da forma como pensamos, das nossas crenças, porque é a partir de como sentimos, pensamos e são os nossos pensamentos que nos conduz a atitude. A forma como reagimos a algo é int

Minha Jornada de Sucesso

No ano de 2017 iniciei meu processo de desenvolvimento pessoal, empoderamento e busca pelo sucesso. Tudo teve início após uma vida inteira de fracassos, medos, desencontros e falta de sentido. Após um período de tristeza absoluta por motivo de decepção amorosa e tantas outras decepções que culminaram em depressão, perda de vontade de viver e a certeza do quão pequena  e  medíocre eu era, passei a repensar minha Jornada.  Quando o discípulo está pronto o mestre aparece, diz o ditado, e eu me vi em um momento de urgência em buscar um novo sentido e uma nova jornada e foi nesse momento que eu tive a chance de conhecer o Coaching. A partir daí  passei a pesquisar e estudar tudo sobre desenvolvimento Pessoal e buscar por um novo caminho mais assertivo e com novas perspectivas. Estruturei vários planos de ação. Defini e redefi alguns objetivos. Dediquei-me a fazer cursos, ler livros e busquei por Mentores e gurus, mesmo que de maneira online. Em 2019 fiz a minha primeira formação em Coaching