Pular para o conteúdo principal

Crenças limitantes e Crenças empoderadoras

Seus resultados, conquistas e sucesso na vida dependem da forma como você vê o mundo e tem relação direta com aquilo que você acredita.

Crenças são nossas convicções, nossas verdades absolutas que podem nos fortalecer ou nos enfraquecer.

Trata-se de uma convicção profundo, aquilo que você acredita sem questionar. Nossas crenças são formadas ao longa da vida, através de experiências, sensações, exemplos e ensinamentos. 


As crenças são formadas com base no que vemos, ouvimos e sentimos. Ao viver determinadas experiências repetidamente, o nosso cérebro fortalece e registra o resultado dessas experiências e, a partir de um determinado tempo, toma aquele resultado como verdade para outras situações que se assemelham ao que foi vivido.


Algumas CRENÇAS foram herdadas por familiares, antepassados, pela escola, professores e amigos e vão se fortalecendo ao longo da vida.


As Crenças podem ser de dois tipos: 


Crenças Fortalecedoras:  Crenças positiva, que nos fortalece e nos ajuda a avançar em busca dos nossos objetivos.

Por Exemplo: 


Eu sou inteligente

Eu ganho dinheiro com facilidade

Eu sou uma pessoa de valor


Crenças Limitantes:  Crenças negativas e que nos limitam, prejudicando alcançar nossos objetivos.

Por exemplo: sou burra;  Sou velha ou nova demais etc.


Tendo em mente que é a partir do que acreditamos que vamos pensar e agir e que cada ação leva a um resultado e esses resultados estão intrinsecamente ligado com as nossas crenças, então se torna lícito e urgente que avaliemos as nossas crenças e, assim, ficarmos consciente dos nossos sabotadores.

Por outro lado, é necessário adquirir novas crenças que sejam mais fortalecedoras e que nos apoiem e nos empoderam.


Se você acha que pode, ou que não pode fazer alguma coisa, você tem sempre razão.Henry Ford



Umas sãs crenças mais comuns no universo femininos são as seguinres:


"Eu não sou boa o suficiente, não sou magra, jovem, inteligente ou bonita o suficiente."


"Eu preciso fazer os outros felizes, então eu não serei rejeitada." 


"Eu tenho que ficar nesse relacionamento, porque eu não sei me virar sozinha" 


Reflita sobre cada uma das crenças acima e questione-as! De onde vieram essas crenças? Quais são as evidências de que são verdadeiras? Por que preciso continuar acreditando nisso? Se eu continuar acreditando nisso, quais serão meus resultados? 


Ressignifique cada crença e as substituas por outras mais poderosas e fortalecedoras.


" Eu sou boa o suficiente, independente do que for. Sou Eu quem determina meu valor." 


" Eu posso ser que eu sou, não é tarefa minha fazer os outros felizes e nem tarefa de ninguém me fazer feliz, me amar e me aprovar. " 


"Ninguém precisa estar em um relacionamento, somos o suficiente por nós mesmos. Os relacionamentos são parcerias e não dependência. Além disso, quem não é feliz sozinho, jamais será feliz com o outro. Como já mencionado, ninguém  tem a obrigação de me fazer feliz, essa é minha tarefa. E sim, eu sou um indivíduo único e posso ser feliz sozinha, posso cuidar de mim mesma."


Questione todas as crenças que te limitam e coloque sempre uma nova crença que te Fortaleça e te empodera! Jamais aceite verdades absolutas que te prejudica e aprenda a ver as coisas por outro ângulo e ressignifique sua visa, suas crenças e seus resultados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolvimento Pessoal é um processo particular

  Na busca do desenvolvimento pessoal precisamos compreender que se trata de um processo particular, próprio do sujeito e voltado para as próprias necessidades e tomada de autoconsciência e autorresponsabilidade. Quando você deseja se desenvolver e buscar por evolução pessoal, tem que estar claro que este processo é seu e você precisa assumir total responsabilidade pela sua vida e seus resultados. É um movimento para dentro e não para fora. Digo isso, porque algumas pessoas quando estão insatisfeitas com sua vida criam o hábito de culpar o outro por seus infortúnios: culpam a família pela sua infelicidade, culpam o governo ou a economia pela sua incapacidade de ganhar dinheiro ou ter uma vida mais próspera, culpam o esposo, namorado, companheiro por sua infelicidade no amor, enfim, esperam que o outro mude ou o cenário mude para atender as suas expectativas e, dessa forma, se exime das próprias responsabilidades. Quando a gente espera que o outro mude para podermos ser felizes, amados

O que você pensa você é

  Ao longo da vida, desde o nosso nascimento, vamos construindo valores e crenças e, assim, criando nosso próprio mundo interior e, consequentemente, nossa realidade exterior, porque o que a gente pensa, a gente é.  Quando tive meus primeiros contatos com essa mentalidade, cheguei a considerar um absurdo! Como assim, nós somos culpados por toda desgraça e situação em nossa vida??!! Compreendi depois, que não se trata de "culpa", mas sim de responsabilidade. Sim! Nós somos responsáveis pela nossa vida e nossos resultados. É claro que uma parte do que acontece conosco não está sob nosso controle, tem uma parte da nossa vida que tem a ver com as circunstâncias, mas outra parte depende de como reagimos aos acontecimentos dos quais não provocamos e não temos controle.  Essa reação às circunstâncias depende da forma como pensamos, das nossas crenças, porque é a partir de como sentimos, pensamos e são os nossos pensamentos que nos conduz a atitude. A forma como reagimos a algo é int

Minha Jornada de Sucesso

No ano de 2017 iniciei meu processo de desenvolvimento pessoal, empoderamento e busca pelo sucesso. Tudo teve início após uma vida inteira de fracassos, medos, desencontros e falta de sentido. Após um período de tristeza absoluta por motivo de decepção amorosa e tantas outras decepções que culminaram em depressão, perda de vontade de viver e a certeza do quão pequena  e  medíocre eu era, passei a repensar minha Jornada.  Quando o discípulo está pronto o mestre aparece, diz o ditado, e eu me vi em um momento de urgência em buscar um novo sentido e uma nova jornada e foi nesse momento que eu tive a chance de conhecer o Coaching. A partir daí  passei a pesquisar e estudar tudo sobre desenvolvimento Pessoal e buscar por um novo caminho mais assertivo e com novas perspectivas. Estruturei vários planos de ação. Defini e redefi alguns objetivos. Dediquei-me a fazer cursos, ler livros e busquei por Mentores e gurus, mesmo que de maneira online. Em 2019 fiz a minha primeira formação em Coaching