Pular para o conteúdo principal

A Cultura do Machismo e a Mulher Honesta

 A expressão Mulher Honesta foi retirada do Código Penal somente em 2009 e se referia à mulher cujo comportamento demonstrava recato, submissão, decência, enfim, se referia à moralidade feminina e seu julgamento de valor conforme conduta de acordo com os bons costumes da sociedade. 

Por outro lado, existiam as mulheres consideradas "desonestas", ou seja, aquela que não andava de acordo com os bons costumes. A conduta feminina era relevante em casos julgamentos de crimes contra a vida e abusos sexuais, caso o jurista comprovasse se tratar de mulher "desonesta" o criminoso conseguia se livrar da pena e estava tudo certo. 

Apesar da expressão ter sido retirada do Código Penal, as mulheres ainda são julgadas conforme sua conduta. Esse julgamento está aí o tempo todo, seja dentro dos próprios tribunais e fora dele. Basta observar como as pessoas reagem a fatos ocorridos com mulheres.

A mulher ainda carrega o peso de ter que ser uma mulher honesta para ser respeitada. 

A mulher é julgada o tempo todo pelo tipo de vestimenta e seu comportamento sexual. Quando usam roupas curtas são tratadas de vadias e que não merecem ser respeitadas. Já ouvi comentários do tipo: "As mulheres querem respeito, mas ficam aí com roupa curta, mostrando a bunda". Como se o fato dela mostrar o corpo fosse sinal verde para ser desrespeitada. Ou seja, síndrome da mulher honesta que carrega o duro fardo de ser recatada e atender as expectativas de qual comportamento é esperado de uma mulher. 

Ainda cobra-se postura e recato da mulher e caso ela não atenda as esses quesitos, aí tudo bem ser estuprada, desrespeitada, assediada, afinal, ela não se deu ao respeito. Quer dizer então  que a gente ainda continua sendo julgada pela conduta moral.

Basta uma mulher ser estuprada e todo mundo fica tentando justicar o ocorrido:

Vão questionar se ela estava de roupa curta, Se estava voltando para casa altas horas, se havia bebido, se era uma mulher "fácil" etc... enfim, a culpa ainda recai sobre a vítima porque ainda se vive sobre a cultura da mulher boazinha, Recatada, do lar, e sim, a mulher honesta, aquela que é fácil manipular, submissa e que vê seu corpo como algo pecaminoso. Aquela que tem dono e como tal precisa ter determinada conduta que condiz com a vontade do proprietário.

O injusto é que os homens são julgados pelo caráter e as mulheres pela vestimenta, comportamento. Homem desonesto é aquele que é falso, vigarista, já a mulher desonesta é aquela que é sexualmente repreensível, ou seja, a mulher que exercer sua liberdade sexual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolvimento Pessoal é um processo particular

  Na busca do desenvolvimento pessoal precisamos compreender que se trata de um processo particular, próprio do sujeito e voltado para as próprias necessidades e tomada de autoconsciência e autorresponsabilidade. Quando você deseja se desenvolver e buscar por evolução pessoal, tem que estar claro que este processo é seu e você precisa assumir total responsabilidade pela sua vida e seus resultados. É um movimento para dentro e não para fora. Digo isso, porque algumas pessoas quando estão insatisfeitas com sua vida criam o hábito de culpar o outro por seus infortúnios: culpam a família pela sua infelicidade, culpam o governo ou a economia pela sua incapacidade de ganhar dinheiro ou ter uma vida mais próspera, culpam o esposo, namorado, companheiro por sua infelicidade no amor, enfim, esperam que o outro mude ou o cenário mude para atender as suas expectativas e, dessa forma, se exime das próprias responsabilidades. Quando a gente espera que o outro mude para podermos ser felizes, amados

O que você pensa você é

  Ao longo da vida, desde o nosso nascimento, vamos construindo valores e crenças e, assim, criando nosso próprio mundo interior e, consequentemente, nossa realidade exterior, porque o que a gente pensa, a gente é.  Quando tive meus primeiros contatos com essa mentalidade, cheguei a considerar um absurdo! Como assim, nós somos culpados por toda desgraça e situação em nossa vida??!! Compreendi depois, que não se trata de "culpa", mas sim de responsabilidade. Sim! Nós somos responsáveis pela nossa vida e nossos resultados. É claro que uma parte do que acontece conosco não está sob nosso controle, tem uma parte da nossa vida que tem a ver com as circunstâncias, mas outra parte depende de como reagimos aos acontecimentos dos quais não provocamos e não temos controle.  Essa reação às circunstâncias depende da forma como pensamos, das nossas crenças, porque é a partir de como sentimos, pensamos e são os nossos pensamentos que nos conduz a atitude. A forma como reagimos a algo é int

Minha Jornada de Sucesso

No ano de 2017 iniciei meu processo de desenvolvimento pessoal, empoderamento e busca pelo sucesso. Tudo teve início após uma vida inteira de fracassos, medos, desencontros e falta de sentido. Após um período de tristeza absoluta por motivo de decepção amorosa e tantas outras decepções que culminaram em depressão, perda de vontade de viver e a certeza do quão pequena  e  medíocre eu era, passei a repensar minha Jornada.  Quando o discípulo está pronto o mestre aparece, diz o ditado, e eu me vi em um momento de urgência em buscar um novo sentido e uma nova jornada e foi nesse momento que eu tive a chance de conhecer o Coaching. A partir daí  passei a pesquisar e estudar tudo sobre desenvolvimento Pessoal e buscar por um novo caminho mais assertivo e com novas perspectivas. Estruturei vários planos de ação. Defini e redefi alguns objetivos. Dediquei-me a fazer cursos, ler livros e busquei por Mentores e gurus, mesmo que de maneira online. Em 2019 fiz a minha primeira formação em Coaching