Pular para o conteúdo principal

Mitos e ideias equivocadas sobre Imagem Pessoal

Sobre ter uma boa Imagem Pessoal, muitas pessoas ainda tem ideias equivocadas com relação a Imagem Pessoal e aparência e compartilham certos mitos que em nada contribui com sua evolução pessoal e profissional.

 Frases dos tipo: 

"Tem gente que não sabe envelhecer "

"Pra que maquiagem? Depois o cara vai me ver sem e achar que foi enganado "

"Fica muito artificial fazer isso ou aquilo"

"É futilidade se preocupar com roupa e maquiagem"

"Mulher bonita é burra"

"Ou se nasce bonita ou não, não tem jeito"

"Gente que se preocupa muito com a aparência é alienada "

"As pessoas tem que gostar de mim como eu sou"

"Eu que não gasto meu dinheiro com roupa, maquiagem, salão, tratamentos esteteticos. Pra que? Tem coisas mais importantes "

As pessoas carregam muitas crenças e ideias pré concebidas sobre a questão da aparência pessoal,  como se beleza ou autocuidado não fosse algo importante. Mas te digo que é! 

Todo mundo gosta de coisas e pessoas bem cuidadas, com aparência agradável. Não é à  toa que ficamos fascinados com a beleza de uma rosa ou nos encantamos com lugares bem cuidados e planejados. Gostamos de coisas bonitas.

Ninguém, absolutamente, ninguém gosta de desleixo e desmazelo, mesmo aqueles que não cuidam da própria aparência, tende a admirar a boa aparência nos outros.

Não estou falando que todo mundo tem que ser obrigatoriamente lindo, com curvas perfeitas e simetria facial impecável típica das modelos famosas de revistas de moda, me refiro aqui ao Autocuidado e atenção com sua imagem pessoal, por que acredito que todos nós  temos beleza, nossa própria beleza, que precisa ser cultivada. 

Uma aparência bem cuidada, além de favorecer admiração e promover uma visão agradável com quem nos relacionamos, gera sensação de poder e autoconfiança, bem como, promove credibilidade. As pessoas tende a confiar mais nas pessoas que apresentam uma imagem pessoal mais agradavel ou condizente, daí a importância e o foco que é dado sobre a adequação na vestimenta quando se apresentar para uma entrevista de emprego. 

Sem contar que nossa aparência influencia na Imagem que as pessoas tem de nós, por exemplo, se eu te apresentar uma pessoa suja, mal cuidada, com roupas rasgadas e mal cheirosas, jamais você vai imaginar que se trata de um CEO de uma grande empresa. Ou quando você olha para uma mulher com shorts curtos e apertados, maquiagem carregada, você jamais vai acreditar que se trata de uma professora do jardim de infância ou uma grande empresária. Nossa imagem pessoal tem que ser condizente com aquilo que queremos e tem que estar de acordo com a impressão  que desejamos passar aos outros ou ao mundo.

O que lhe vem à cabeça quando olha a Imagem abaixo? 


O que você pensa ou sente quando observa atentamente as imagens acima? 
Quem você acredita que sejam essas mulheres? Qual profissão exerce? Qual nível social? 
As imagens conferem credibilidade, admiração e respeito?

Precisamos parar de acreditar que não somos avaliados pela nossa Imagem e aparência ou que roupa não faz o nosso caráter, por que isso não é totalmente verdade.
Nossa imagem pessoal é nosso cartão de visita, é a primeira impressão que deixamos naqueles com os quais tivemos nosso primeiro contato. 
Prova disso são as regras de etiqueta para uso de traje em eventos ou em traje profissional. 

Envelhecer é um processo natural e irrefreável, mas isso não significa que precisamos descuidar da aparência, muito pelo contrário! Eu acredito que até os 20 anos de idade é bem mais fácil ser bonita ou ter uma aparência agradável, portanto, quanto mais avançamos na idade, maior deve ser nosso empenho em cuidar da aparência e ressaltar nossa beleza.

Não tem nada de fútil se preocupar com a aparência. Isso é Autocuidado. E o Autocuidado demonstra o quanto você se respeita e se aprecia.

Nada, absolutamente, nada permanece bonito e apresentável se não houver intervenções, cuidados e melhorias contínuas,   seja a decoração de uma casa, a beleza de um jardim, ou sua beleza natural. 

Portanto, pare de acreditar nessas baboseiras que falam sobre beleza, aparência e autocuidado! 
Se cuide! Se ame! cultive o que há de bonito em você! 

Fotos: Pinterest 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolvimento Pessoal é um processo particular

  Na busca do desenvolvimento pessoal precisamos compreender que se trata de um processo particular, próprio do sujeito e voltado para as próprias necessidades e tomada de autoconsciência e autorresponsabilidade. Quando você deseja se desenvolver e buscar por evolução pessoal, tem que estar claro que este processo é seu e você precisa assumir total responsabilidade pela sua vida e seus resultados. É um movimento para dentro e não para fora. Digo isso, porque algumas pessoas quando estão insatisfeitas com sua vida criam o hábito de culpar o outro por seus infortúnios: culpam a família pela sua infelicidade, culpam o governo ou a economia pela sua incapacidade de ganhar dinheiro ou ter uma vida mais próspera, culpam o esposo, namorado, companheiro por sua infelicidade no amor, enfim, esperam que o outro mude ou o cenário mude para atender as suas expectativas e, dessa forma, se exime das próprias responsabilidades. Quando a gente espera que o outro mude para podermos ser felizes, amados

O que você pensa você é

  Ao longo da vida, desde o nosso nascimento, vamos construindo valores e crenças e, assim, criando nosso próprio mundo interior e, consequentemente, nossa realidade exterior, porque o que a gente pensa, a gente é.  Quando tive meus primeiros contatos com essa mentalidade, cheguei a considerar um absurdo! Como assim, nós somos culpados por toda desgraça e situação em nossa vida??!! Compreendi depois, que não se trata de "culpa", mas sim de responsabilidade. Sim! Nós somos responsáveis pela nossa vida e nossos resultados. É claro que uma parte do que acontece conosco não está sob nosso controle, tem uma parte da nossa vida que tem a ver com as circunstâncias, mas outra parte depende de como reagimos aos acontecimentos dos quais não provocamos e não temos controle.  Essa reação às circunstâncias depende da forma como pensamos, das nossas crenças, porque é a partir de como sentimos, pensamos e são os nossos pensamentos que nos conduz a atitude. A forma como reagimos a algo é int

Minha Jornada de Sucesso

No ano de 2017 iniciei meu processo de desenvolvimento pessoal, empoderamento e busca pelo sucesso. Tudo teve início após uma vida inteira de fracassos, medos, desencontros e falta de sentido. Após um período de tristeza absoluta por motivo de decepção amorosa e tantas outras decepções que culminaram em depressão, perda de vontade de viver e a certeza do quão pequena  e  medíocre eu era, passei a repensar minha Jornada.  Quando o discípulo está pronto o mestre aparece, diz o ditado, e eu me vi em um momento de urgência em buscar um novo sentido e uma nova jornada e foi nesse momento que eu tive a chance de conhecer o Coaching. A partir daí  passei a pesquisar e estudar tudo sobre desenvolvimento Pessoal e buscar por um novo caminho mais assertivo e com novas perspectivas. Estruturei vários planos de ação. Defini e redefi alguns objetivos. Dediquei-me a fazer cursos, ler livros e busquei por Mentores e gurus, mesmo que de maneira online. Em 2019 fiz a minha primeira formação em Coaching