Pular para o conteúdo principal

Por que é importante investir no Desenvolvimento Pessoal Permanente

 Por muitos anos, passei a vida vivendo como se tudo fosse difícil ou impossível e que nunca jamais teria controle nenhum sobre a própria vida e que tudo estava pré-determinado, como um destino cruel. Não havia perspectiva e a vida era isso mesmo: não há controle, não há para onde ir. Cada um tem um fardo para carregar e é preciso aceitar resignadamente. 

Tive períodos de desalento e depressão, por que não podia aceitar que a vida era só aquilo, que ou se tem sorte ou não! Me levaram a acreditar que não havia nada que se pudesse fazer. 

Até que fui amadurecendo, estudando, pesquisando, tomando consciência e, assim, compreendendo que nossa história de vida pode e deve ser modificada e que temos sim poder para isso. Podemos ter controle sobre nossa própria vida, se algo não está bom, podemos modificar.

O pensamento  fatalista nos traz muitas infelicidades. Prefira acreditar que sua vida pode ser do jeito que você deseja e merece. 

Para isso, precisei compreender o seguinte:

1- Nada é impossível ou imutável;

2- É preciso ter clareza do que se quer;

3- É preciso mudar nosso sistema de crenças, sentir-se merecedor e dona da própria vida.

4- É preciso assumir o controle! se algo não está bom, o que se pode fazer para mudar?

Compreendi ainda que existem coisas que estão sob nosso controle e outras não, e que o ideal é focar sempre naquilo que podemos controlar e administrar o que está fora da nossa zona de controle. 

Tanta gente passa a vida se arrastando tentando mudar ou controlar algo que não pode controlar e se esquece dos 90% que estão dentro da sua capacidade de interferir. 

Não podemos mudar onde nascemos, quem são nossos pais, como fomos educados, e muitas vezes, não podemos controlar como o outro se sente em relação a nós, mas podemos controlar como tudo isso nos afeta e qual será nossa decisão e atitude a partir daí. 

A partir do momento que compreendi isso, minha vida ficou mais simples. Os problemas continuam ocorrendo, pois a vida não é estática, é dinâmica, cheia de eventos e situações que muitas das vezes, podem ser adversas; faz parte do milagre de se estar vivo. Mas passei a administrar melhor aquilo que me acontece e a buscar soluções e melhoramentos contínuos sobre aquilo que posso mudar ou interferir. 

Isso tudo é sobre Desenvolvimento Pessoal. É você tomando o controle da própria vida e saindo da posição de vítima, para se tornar o protagonista da própria história. 

Experimente tomar o controle da própria vida e fazer a parte  que te cabe!

Para fixar:

Você pode e deve ter controle sobre sua vida;

Reveja suas crenças, porque te fizeram acredita em coisas que te atrapalham e limitam sua vida e suas conquistas;

Não há nada mais libertador do que ter consciência do próprio poder!

Invista em você e em seu desenvolvimento Pessoal, sendo cada dia melhor em todas as áreas da vida. Pare de achar que tudo está perdido e que não tem mais jeito, você tem o poder de encontrar as próprias saídas e soluções e se possível, recomece todos os dias. Não se trata de vencer sempre, de ter a vida perfeita, mas de saber que você tem o poder de controlar os acontecimentos e mudar sua trajetória.

Expanda seus horizontes e sua mentalidade. Seja sempre e em todas as ocasiões, a sua melhor versão.

1- Seja uma pessoa melhor e mais realizada;

2- Seja um bom amigo, pai, mãe, filho, etc. 

3- Seja um profissional competente e de sucesso!

4- Seja dono da sua própria vida!!!! faça, creia e não deixe que te digam que você não é capaz ou bom o suficiente. Pense sempre que se algo ainda não está bom em sua vida e se ainda não atingiu seus objetivos, é porque você está no seu processo e seguindo sua jornada em busca de ser cada dia melhor e está cada dia mais perto de tudo o que você merece e almeja. 

Fonte: Fotos Pessoal e Pinterest 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolvimento Pessoal é um processo particular

  Na busca do desenvolvimento pessoal precisamos compreender que se trata de um processo particular, próprio do sujeito e voltado para as próprias necessidades e tomada de autoconsciência e autorresponsabilidade. Quando você deseja se desenvolver e buscar por evolução pessoal, tem que estar claro que este processo é seu e você precisa assumir total responsabilidade pela sua vida e seus resultados. É um movimento para dentro e não para fora. Digo isso, porque algumas pessoas quando estão insatisfeitas com sua vida criam o hábito de culpar o outro por seus infortúnios: culpam a família pela sua infelicidade, culpam o governo ou a economia pela sua incapacidade de ganhar dinheiro ou ter uma vida mais próspera, culpam o esposo, namorado, companheiro por sua infelicidade no amor, enfim, esperam que o outro mude ou o cenário mude para atender as suas expectativas e, dessa forma, se exime das próprias responsabilidades. Quando a gente espera que o outro mude para podermos ser felizes, amados

O que você pensa você é

  Ao longo da vida, desde o nosso nascimento, vamos construindo valores e crenças e, assim, criando nosso próprio mundo interior e, consequentemente, nossa realidade exterior, porque o que a gente pensa, a gente é.  Quando tive meus primeiros contatos com essa mentalidade, cheguei a considerar um absurdo! Como assim, nós somos culpados por toda desgraça e situação em nossa vida??!! Compreendi depois, que não se trata de "culpa", mas sim de responsabilidade. Sim! Nós somos responsáveis pela nossa vida e nossos resultados. É claro que uma parte do que acontece conosco não está sob nosso controle, tem uma parte da nossa vida que tem a ver com as circunstâncias, mas outra parte depende de como reagimos aos acontecimentos dos quais não provocamos e não temos controle.  Essa reação às circunstâncias depende da forma como pensamos, das nossas crenças, porque é a partir de como sentimos, pensamos e são os nossos pensamentos que nos conduz a atitude. A forma como reagimos a algo é int

Minha Jornada de Sucesso

No ano de 2017 iniciei meu processo de desenvolvimento pessoal, empoderamento e busca pelo sucesso. Tudo teve início após uma vida inteira de fracassos, medos, desencontros e falta de sentido. Após um período de tristeza absoluta por motivo de decepção amorosa e tantas outras decepções que culminaram em depressão, perda de vontade de viver e a certeza do quão pequena  e  medíocre eu era, passei a repensar minha Jornada.  Quando o discípulo está pronto o mestre aparece, diz o ditado, e eu me vi em um momento de urgência em buscar um novo sentido e uma nova jornada e foi nesse momento que eu tive a chance de conhecer o Coaching. A partir daí  passei a pesquisar e estudar tudo sobre desenvolvimento Pessoal e buscar por um novo caminho mais assertivo e com novas perspectivas. Estruturei vários planos de ação. Defini e redefi alguns objetivos. Dediquei-me a fazer cursos, ler livros e busquei por Mentores e gurus, mesmo que de maneira online. Em 2019 fiz a minha primeira formação em Coaching