Pular para o conteúdo principal

Comece avaliando sua vida

Desde criança, já em idade escolar, somos submetidos a uma escala de avaliação com notas de zero a 10, sendo 0 muito ruim e 10 excelente resultado. A nota nos dá uma ideia de como anda o aprendizado do aluno e também serve de referencia do que está bom e o que ainda precisa melhorar. 




Proponho a mesma ideia para a vida pessoal: avaliar sua vida em todas as áreas, atribuindo notas de zero a 10.
Assim como a nota da avaliação de provas estudantis, a nota atribuída a cada área da vida também serve de parâmetro para saber se você está indo bem e o que precisa melhorar. 
Para seu Desenvolvimento Pessoal, é essencial a tomada de consciência da própria situação de vida e identificar desequilíbrios, áreas não satisfatórias e que precisam melhorar. O equilíbrio se torna necessário porque quem vai muito bem em uma área e negligencia outras áreas da vida, inevitavelmente vai ter problemas adiante, além de prejudicar todo seu processo de desenvolvimento pessoal: seja um bom profissional, mas também seja uma boa pessoa! tenha uma vida familiar incrível, mas não se esqueça de ter uma carreira satisfatória. Não dá para focar em somente uma área da vida, somos um todo e para vivermos em congruência e evolução, é preciso se atentar a todos os aspectos vitais e importantes, como ter saúde (Física e mental), ter qualidade de vida, ter bons relacionamentos e uma boa vida profissional; tudo está conectado. 

Já falei aqui no Blog e acredito ser válido falar dela novamente, por se tratar de uma ferramenta poderosíssima: a Roda da Vida.




Vamos iniciar analisando cada área. Atribua uma nota de zero a dez a cada área específica.
Registre aqui seus resultados, após atribuir as notas e refletir sobre porque acredita que a nota corresponde a área analisada, quais evidências comprovam que a nota está correta?

VIDA PESSOAL



Saúde e disposição: Nota (0 a 10)
Numa escala de zero a 10, o quanto você está satisfeito com a sua saúde e disposição? sendo zero totalmente insatisfeito e 10, totalmente satisfeito. Faça o mesmo com todas as demais áreas abaixo.

Equilíbrio Emocional:  (0 a 10)

Desenvolvimento Intelectual: (0 a 10)


QUALIDADE DE VIDA 



Criatividade/ Hobbies/ diversão:  (0 a 10)

Felicidade e Plenitude: (0 a 10)

Espiritualidade:  (0 a 10)

RELACIONAMENTO 



Família: ( 0 a 10)

Relacionamento Amoroso: (0 a 10)

Vida Social: ( 0 a 10)

PROFISSIONAL 



Realização e Propósito: (0 a 10)

Recursos Financeiros: (0 a 10)

Contribuição Social: (0 a 10

Agora faça uma análise de seus resultados: 

Há equilíbrio em todas as áreas da vida? 

Qual área da vida requer mais atenção neste momento? 

O que vai fazer para melhorar a área desfavorável? (Ideal trabalhar uma área de cada vez e iniciar pela área que você está mais descontente ou que é mais importante ou urgente para você)

Monte um Plano de Ação: 

1- O que vai fazer para melhor determinada área? 
Liste todas as ações que vai realizar.
2-Por que vai fazer? 
Explique por qual motivo tal ação pode contribuir com a melhoria da situação.
3-Como vai fazer? 
Especifique como vai fazer cada ação, seja detalhista. Cloque o passo a passo de cada tarefa e ações necessárias.
4-Quando vai fazer? 
Estipule uma data. O fato de determinar tempo para uma atividade pode evitar que você procrastine, pois assim, você está assumindo um compromisso consigo mesmo. 
5-Custos necessários? 
Algumas ações vão demandar custos ou investimentos financeiros. É preciso antes de entrar em ação, analisar o quanto vai gastar, porque isso pode ser um impedimento ou comprometer sua ação. Dependendo da situação, você precisará de um planejamento ou de maior tempo para conseguir o valor que precisa para realizar uma ação específica. 

Coloque tudo no papel e comece hoje mesmo a melhorar cada área da sua Vida. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolvimento Pessoal é um processo particular

  Na busca do desenvolvimento pessoal precisamos compreender que se trata de um processo particular, próprio do sujeito e voltado para as próprias necessidades e tomada de autoconsciência e autorresponsabilidade. Quando você deseja se desenvolver e buscar por evolução pessoal, tem que estar claro que este processo é seu e você precisa assumir total responsabilidade pela sua vida e seus resultados. É um movimento para dentro e não para fora. Digo isso, porque algumas pessoas quando estão insatisfeitas com sua vida criam o hábito de culpar o outro por seus infortúnios: culpam a família pela sua infelicidade, culpam o governo ou a economia pela sua incapacidade de ganhar dinheiro ou ter uma vida mais próspera, culpam o esposo, namorado, companheiro por sua infelicidade no amor, enfim, esperam que o outro mude ou o cenário mude para atender as suas expectativas e, dessa forma, se exime das próprias responsabilidades. Quando a gente espera que o outro mude para podermos ser felizes, amados

O que você pensa você é

  Ao longo da vida, desde o nosso nascimento, vamos construindo valores e crenças e, assim, criando nosso próprio mundo interior e, consequentemente, nossa realidade exterior, porque o que a gente pensa, a gente é.  Quando tive meus primeiros contatos com essa mentalidade, cheguei a considerar um absurdo! Como assim, nós somos culpados por toda desgraça e situação em nossa vida??!! Compreendi depois, que não se trata de "culpa", mas sim de responsabilidade. Sim! Nós somos responsáveis pela nossa vida e nossos resultados. É claro que uma parte do que acontece conosco não está sob nosso controle, tem uma parte da nossa vida que tem a ver com as circunstâncias, mas outra parte depende de como reagimos aos acontecimentos dos quais não provocamos e não temos controle.  Essa reação às circunstâncias depende da forma como pensamos, das nossas crenças, porque é a partir de como sentimos, pensamos e são os nossos pensamentos que nos conduz a atitude. A forma como reagimos a algo é int

Minha Jornada de Sucesso

No ano de 2017 iniciei meu processo de desenvolvimento pessoal, empoderamento e busca pelo sucesso. Tudo teve início após uma vida inteira de fracassos, medos, desencontros e falta de sentido. Após um período de tristeza absoluta por motivo de decepção amorosa e tantas outras decepções que culminaram em depressão, perda de vontade de viver e a certeza do quão pequena  e  medíocre eu era, passei a repensar minha Jornada.  Quando o discípulo está pronto o mestre aparece, diz o ditado, e eu me vi em um momento de urgência em buscar um novo sentido e uma nova jornada e foi nesse momento que eu tive a chance de conhecer o Coaching. A partir daí  passei a pesquisar e estudar tudo sobre desenvolvimento Pessoal e buscar por um novo caminho mais assertivo e com novas perspectivas. Estruturei vários planos de ação. Defini e redefi alguns objetivos. Dediquei-me a fazer cursos, ler livros e busquei por Mentores e gurus, mesmo que de maneira online. Em 2019 fiz a minha primeira formação em Coaching