Pular para o conteúdo principal

10 Dicas para lidar com aqueles dias negativos e de baixa energia vital

Sabe aqueles dias em que a gente sente que nossa energia vital está em baixa? aqueles dias em que  acordamos sem disposição, irritada ou triste, seja por acontecimentos desagradáveis ou simplesmente porque acordamos com o pé esquerdo?

Pois é, nem todos os dias serão bons, haverão dias ruins! e disso ninguém, absolutamente ninguém pode fugir. Pode ser por acontecimentos ruins e desagradáveis com os quais a gente não soube lidar ou porque em determinado dia acordamos meio para baixo, com energia vital negativa.

Nesses dias é bom termos um plano, estratégia de como sobreviver sem desmoronar ou surtar. Segue abaixo algumas dicas que tenho aplicado na minha própria vida e que tem potencial de gerar resultados positivos: 

1- Expresse sua dor 

Chore se precisar chorar! essa é uma forma de por para fora a angústia ou dor que estiver sentindo. Chorar pode aliviar, trazer conforto e ajudar a expurgar seu coração e mente. Invariavelmente, após expressar a dor através do choro, é como se a gente tivesse tirado isso de dentro da gente e nos sentimos mais leve e calma. 

2- Tome um banho demorado

Dedique-se a você mesmo, ao seu autocuidado. Tome um banho demorado e gostoso. Esqueça por alguns minutos o mundo lá fora e se concentre em você, seja uma ducha ou em uma banheira, você notará que vai se acalmando durante o banho e sentirá limpa, cheirosa e renovada depois do banho.

3- Prepare um chá da sua preferência

Fiz uma experiência e obtive um resultado positivo. Dedicar alguns minutos para saborear aquele chá quentinho e saboroso possibilita um momento de paz e suavidade, tudo que precisamos naqueles dias ruins.

4- Assista seu filme ou série favorita 

A arte visual tem o poder de fazer com que a gente experiente outras vidas, outras realidades e assistir um bom filme ou a sua série favorita pode ajudar a passar por aqueles momentos de energia baixa.

5- Dance 

Coloque aquela música e dance! dance sozinha mesmo, na própria sala da sua casa. Dança libera endorfina, hormônio do prazer e alivia o estresse.

6- Leia

Leia um bom livro, leia aquilo que você gosta de ler, pode ser uma leitura de ficção ou algo que você tem interesse e te da prazer.

7- Converse com amigos e pessoas queridas

Seja presencial ou via whatsapp, converse com aquele amigo ou pessoa querida, não precisa ser necessariamente para se queixar da vida, mas só para entrar e contato com pessoas que podem te transmitir uma nova energia positiva.

8- Faça caminhadas ao ar livre

Saia de casa, coloque fones de ouvido e vá para uma praça ou parque e dedique alguns minutos para caminhar. Isso tem me proporcionado resultados fabulosos, pois sou muito ansiosa e, às vezes, tenho crises de pensamentos repetitivos e desagradáveis e caminhar traz paz, calma, alivia o estresse. 

9- Faça meditação 

Medite ou fique alguns minutos em silêncio. Pesquisas científicas comprovam os benefícios da meditação para a nossa mente e corpo. 

10- Durma, descanse

Tire um cochilo, durma um pouco, deixe o mundo lá fora e descanse sua mente e seu corpo. Uma boa noite de sono ou um cochilo de dia pode fazer maravilhas.

As dicas são essas e todas foram experimentadas e aprovadas por mim mesma. 

Quais são as suas dicas? o que você faz quando está naqueles dias  ruins? 

Atenção! essas dicas não mudam o fato de que você não tem que identificar os motivos e causas, bem como não te isenta de resolver os problemas que estão te incomodando; não se trata de fugir da realidade, mas de recuperar e renovar as energias, e principalmente, superar situações desagradáveis e dores da vida com as quais você não tem nenhum controle, pois alguns fatos em nossas vidas fogem ao nosso controle e não temos nada para fazer, a não ser lidar da melhor forma possível com a situação, superar e seguir em frente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolvimento Pessoal é um processo particular

  Na busca do desenvolvimento pessoal precisamos compreender que se trata de um processo particular, próprio do sujeito e voltado para as próprias necessidades e tomada de autoconsciência e autorresponsabilidade. Quando você deseja se desenvolver e buscar por evolução pessoal, tem que estar claro que este processo é seu e você precisa assumir total responsabilidade pela sua vida e seus resultados. É um movimento para dentro e não para fora. Digo isso, porque algumas pessoas quando estão insatisfeitas com sua vida criam o hábito de culpar o outro por seus infortúnios: culpam a família pela sua infelicidade, culpam o governo ou a economia pela sua incapacidade de ganhar dinheiro ou ter uma vida mais próspera, culpam o esposo, namorado, companheiro por sua infelicidade no amor, enfim, esperam que o outro mude ou o cenário mude para atender as suas expectativas e, dessa forma, se exime das próprias responsabilidades. Quando a gente espera que o outro mude para podermos ser felizes, amados

O que você pensa você é

  Ao longo da vida, desde o nosso nascimento, vamos construindo valores e crenças e, assim, criando nosso próprio mundo interior e, consequentemente, nossa realidade exterior, porque o que a gente pensa, a gente é.  Quando tive meus primeiros contatos com essa mentalidade, cheguei a considerar um absurdo! Como assim, nós somos culpados por toda desgraça e situação em nossa vida??!! Compreendi depois, que não se trata de "culpa", mas sim de responsabilidade. Sim! Nós somos responsáveis pela nossa vida e nossos resultados. É claro que uma parte do que acontece conosco não está sob nosso controle, tem uma parte da nossa vida que tem a ver com as circunstâncias, mas outra parte depende de como reagimos aos acontecimentos dos quais não provocamos e não temos controle.  Essa reação às circunstâncias depende da forma como pensamos, das nossas crenças, porque é a partir de como sentimos, pensamos e são os nossos pensamentos que nos conduz a atitude. A forma como reagimos a algo é int

Minha Jornada de Sucesso

No ano de 2017 iniciei meu processo de desenvolvimento pessoal, empoderamento e busca pelo sucesso. Tudo teve início após uma vida inteira de fracassos, medos, desencontros e falta de sentido. Após um período de tristeza absoluta por motivo de decepção amorosa e tantas outras decepções que culminaram em depressão, perda de vontade de viver e a certeza do quão pequena  e  medíocre eu era, passei a repensar minha Jornada.  Quando o discípulo está pronto o mestre aparece, diz o ditado, e eu me vi em um momento de urgência em buscar um novo sentido e uma nova jornada e foi nesse momento que eu tive a chance de conhecer o Coaching. A partir daí  passei a pesquisar e estudar tudo sobre desenvolvimento Pessoal e buscar por um novo caminho mais assertivo e com novas perspectivas. Estruturei vários planos de ação. Defini e redefi alguns objetivos. Dediquei-me a fazer cursos, ler livros e busquei por Mentores e gurus, mesmo que de maneira online. Em 2019 fiz a minha primeira formação em Coaching