Pular para o conteúdo principal

Não espere uma crise para fazer o que precisa ser feito.

Nesse período de crise e dias conturbados que estamos passando devido a pandemia do coronavírus, vale a reflexão sobre um fato que vem ocorrendo: agências da receita federal lotadas por pessoas em busca da regularização do CPF para garantir o recebimento do auxílio emergencial do governo, o quem vem gerando aglomeração apesar de todas as recomendações  em contrário para evitar a disseminação do vírus.

Ao logo da minha trajetória profissional, como servidora pública e Assistente Social, tenho observado esse fenômeno: as pessoas não assumem suas responsabilidades. Vão deixando as coisas rolaram, nao tomam providência. Quando perde um documento, em vez de correr para providenciar um novo, vão deixando, como se isso não fosse algo importante e ao mesmo tempo se ocupam do que é  menos importante. Priorizam coisas supérfluas e ignoram as mais importantes e necessárias. Daí quando surge uma situação onde há urgência, ficam desesperadas: no caso atual é o CPF que está suspenso, mas também já foi a falta da certidão de nascimento ou outro documento que foi perdido ou está danificado e não é aceito nas instituições. Em outros casos, é a saúde que foi negligenciada, os relacionamentos, ou outra decisão importante que ficou pelo caminho.

Caso já estivesse resolvido as coisas no momento que o problema surgiu, não precisaria estar desesperados, aglomerados em filas gigantescas, poderia ter mais facilidade para solicitar seu auxílio ou lidar com a situação. Seria uma preocupação a menos. 

Acredito que é uma alerta! Temos que parar de esperar uma situação de emergência para resolvermos o que tem de ser resolvido.  Temos que parar de acumular pendências em nossas vidas e resolver com calma e tempo o que precisamos resolver em nossas vidas, ao invés de se desesperar quando a situação se torna urgente. 

E isso vale para tudo em nossa vida.

Quantas vezes você desperdiçou seu tempo, ignorou e deixou de fazer o que precisava ser feito e quando viu, estava em uma situação de desespero e urgência para fazer aquilo que já poderia ter resolvido com calma e tempo?

Quantas vezes ignorou e foi empurrando: quando der, eu faço? Quantas vezes não se ocupou em resolver seus problemas a tempo e deixou que uma situação de crise e urgência te fizesse perder o sono e se desesperar? Com certeza, nesses momentos você pensou: se eu já tivesse feito antes?...

Pense nisso e a partir de agora, vamos tentar manter nossa vida mais organizada, nossos problemas resolvidos em dia e evitar os atropelos das urgências. 

Não espere uma crise acontecer para você fazer o que precisa ser feito, não espere ser pego desprevenido. Seja sempre responsável pela sua vida e evite deixar para amanhã o que você pode e deve fazer hoje, pois aquilo que você procrastina hoje, pode ser sua urgência de amnhã.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolvimento Pessoal é um processo particular

  Na busca do desenvolvimento pessoal precisamos compreender que se trata de um processo particular, próprio do sujeito e voltado para as próprias necessidades e tomada de autoconsciência e autorresponsabilidade. Quando você deseja se desenvolver e buscar por evolução pessoal, tem que estar claro que este processo é seu e você precisa assumir total responsabilidade pela sua vida e seus resultados. É um movimento para dentro e não para fora. Digo isso, porque algumas pessoas quando estão insatisfeitas com sua vida criam o hábito de culpar o outro por seus infortúnios: culpam a família pela sua infelicidade, culpam o governo ou a economia pela sua incapacidade de ganhar dinheiro ou ter uma vida mais próspera, culpam o esposo, namorado, companheiro por sua infelicidade no amor, enfim, esperam que o outro mude ou o cenário mude para atender as suas expectativas e, dessa forma, se exime das próprias responsabilidades. Quando a gente espera que o outro mude para podermos ser felizes, amados

O que você pensa você é

  Ao longo da vida, desde o nosso nascimento, vamos construindo valores e crenças e, assim, criando nosso próprio mundo interior e, consequentemente, nossa realidade exterior, porque o que a gente pensa, a gente é.  Quando tive meus primeiros contatos com essa mentalidade, cheguei a considerar um absurdo! Como assim, nós somos culpados por toda desgraça e situação em nossa vida??!! Compreendi depois, que não se trata de "culpa", mas sim de responsabilidade. Sim! Nós somos responsáveis pela nossa vida e nossos resultados. É claro que uma parte do que acontece conosco não está sob nosso controle, tem uma parte da nossa vida que tem a ver com as circunstâncias, mas outra parte depende de como reagimos aos acontecimentos dos quais não provocamos e não temos controle.  Essa reação às circunstâncias depende da forma como pensamos, das nossas crenças, porque é a partir de como sentimos, pensamos e são os nossos pensamentos que nos conduz a atitude. A forma como reagimos a algo é int

Minha Jornada de Sucesso

No ano de 2017 iniciei meu processo de desenvolvimento pessoal, empoderamento e busca pelo sucesso. Tudo teve início após uma vida inteira de fracassos, medos, desencontros e falta de sentido. Após um período de tristeza absoluta por motivo de decepção amorosa e tantas outras decepções que culminaram em depressão, perda de vontade de viver e a certeza do quão pequena  e  medíocre eu era, passei a repensar minha Jornada.  Quando o discípulo está pronto o mestre aparece, diz o ditado, e eu me vi em um momento de urgência em buscar um novo sentido e uma nova jornada e foi nesse momento que eu tive a chance de conhecer o Coaching. A partir daí  passei a pesquisar e estudar tudo sobre desenvolvimento Pessoal e buscar por um novo caminho mais assertivo e com novas perspectivas. Estruturei vários planos de ação. Defini e redefi alguns objetivos. Dediquei-me a fazer cursos, ler livros e busquei por Mentores e gurus, mesmo que de maneira online. Em 2019 fiz a minha primeira formação em Coaching