Pular para o conteúdo principal

Equilíbrio Emocional

 Como anda a área da sua vida pessoal referente ao equilíbrio emocional? Numa escala de 0 a 10, que nota você daria para essa sua área da vida? o que precisa melhorar e o que de fato você tem feito para ser uma pessoa mais equilibrada emocionalmente?



Na Roda da Vida, a Área Pessoal está subdividida em Saúde e Disposição, Desenvolvimento Intelectual e Equilíbrio Emocional.
Já falamos sobre Saúde e Disposição e Desenvolvimento Intelectual, neste artigo vamos falar um pouco sobre Equilíbrio Emocional.

Mas o que significa Equilíbrio Emocional para você? 
Quando você olha para a sua vida e pensa em equilíbrio emocional, o que vem a sua mente?

Cada um tem a sua própria ideia do que seja equilíbrio emocional e vai ser de acordo com a sua definição que poderá escolher as ações e meios para o seu próprio processo de busca pelo equilíbrio.

O conceito geral de equilíbrio emocional é ter o controle sobre pensamentos e ações, a capacidade de enfrentar obstáculos e ter controle dos sentimentos e reações.

Portanto, o equilíbrio emocional é de fato muito importante para nosso bem-estar, nosso sucesso em qualquer empreendimento e em nossos relacionamentos, pois saber lidar com os pensamentos e as emoções pode contribuir muito com nossa vida em qualquer aspecto.

Mas ter este equilíbrio, controle sobre nossos pensamentos e ações, emoções e sentimentos, principalmente dentro das adversidades e vivenciando qualquer situação traumática, é de fato algo muito desafiador. Controlar a raiva em momentos críticos, controlar a ansiedade em situações estressantes e controlar o medo, a angústia e o desespero em situações de risco, perdas ou tragédias.

Com certeza é um grande desafio e é muito difícil lidar com algumas situações, situações que nem queremos pensar que poderemos vivenciar sem enlouquecer, mas estamos sujeitos a tudo, coisas boas e também coisas ruins. Nunca estaremos preparados, mas podemos estar fortalecidos emocionalmente para enfrentar as tragédias  e situações que exigirão equilíbrio emocional e controle.

Eu acredito que devemos diariamente nos fortalecer emocionalmente, deve ser um processo diário, um compromisso a ser assumido, pois além das situações mais trágicas, como a perda de um ente querido, um problema de saúde e outros desse nível, também devemos ter controle de nossas emoções no cotidiano: no trabalho, nas tomadas de decisões, em nossos relacionamentos, vida familiar, amorosa e com amigos, enfim, qualquer tipo de contato humano, nas relações interpessoais.


Confesso que meu equilíbrio emocional não está numa escala muito satisfatório na Roda da Vida. Sou muito ansiosa e dramática, sou impulsiva em algumas ações e reações, já fiz e falei coisas das quais me arrependi logo depois de ter feito ou falado. 
Trabalhando meu autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, compreendi que essa área da minha vida merece especial atenção, pois conclui que muito dos meus fracassos e problemas enfrentados se deram pela minha falta de habilidade em lidar com meus pensamentos e emoções. Percebi quanta coisa já perdi e ainda poderei perder se continuar a negligenciar minhas emoções. 
Certo dia me peguei pensando: se eu faço tanto drama com coisas tão simples, como vou conseguir lidar com situações mais graves em minha vida? decidi que precisava mudar, entendi que não estamos fadados a ser sempre a mesma pessoa e que a mudança necessita primeiro de uma decisão e depois de ações contínuas, com escolhas de novos hábitos e pensamentos, porém, deve ser uma escolha diária.

Algumas ações e atitudes que estou implementando em minha vida para melhorar meu equilíbrio emocional

1- Cuidar dos meus pensamentos
        Umas das piores coisas que podemos fazer é deixar o pensamento correr souto e deixá-lo se contaminar por coisas negativas. Procuro cuidar dos meus pensamentos, ficar vigilante e quando identifico uma tendencia ao negativo, trago de volta a razão e foco no lado positivo de qualquer situação. 
Temos uma tendência a pensar nas coisas negativas e em tudo de ruim que pode acontecer e no que pode dar errado; é nesse momento que temos que parar o fluxo do pensamento e trocar por outros mais positivos e encorajadores. 


2- Respirar profundamente quando em situação de estresse emocional e fazer exercícios de respiração
       Respirar fundo e conscientemente é muito bom para controlar as nossas emoções e afastar o pânico, a raiva e outras emoções. 
Procuro respirar fundo em situações de estresses e procuro fazer exercícios de respiração que consiste em parar, ficar quieto em um local silencioso e tomar algumas respirações profundas, inspirando todo ar para dentro e segurando por alguns segundos e deixando-o sair devagar. Além disso, a respiração profunda ajuda na oxigenação das células o que contribui também com a nossa saúde. 
Já percebeu que na correria do dia a dia nós mal respiramos? por ser algo natural e involuntário, praticamente esquecemos que precisamos respirar para continuarmos vivos. Continuamos respirando, mas não da melhor maneira.

3- Identificar as causas das emoções negativas no momento que elas ocorram
        Outra dica que procuro colocar no meu dia a dia é observar as emoções , compreender quais as causas, o porquê de estar tendo tal sentimento, o porque da ansiedade e tensão, porque da raiva ou preocupação. Falo aqui de entender as razões e não somente os motivos e as causas, às vezes é fácil identificar algumas situações, por exemplo, quando estamos com raiva de alguém por ter nos dito algo. Sim, esse é o motivo da raiva, mas quais são as razões? por que algo que alguém disse tem tanto poder sobre nossas emoções? Sempre importante refletir e observar, se questionar, só assim, descobriremos de fato os motivos e poderemos reagir de acordo com a situação.

4- Praticar meditação
      Desde que descobri os benefícios da meditação, passei a praticar com regularidade, sempre no período da manhã, antes de sair para o trabalho. A meditação nos ajuda a focar no momento e seu processo nos obriga a viver o presente, freando pensamentos e preocupações, concentrando-se somente no agora e isso é revitalizador! Me sinto mais leve após alguns minutos de meditação e sei que a prática a longo prazo poderá me ajudar a ser mais concentrada e aprender a parar com o fluxo louco dos pensamentos incontroláveis. Ajuda muito e tem feito parte da minha rotina.

5- Mudar o discurso interno
      Querendo ou não, o tempo todo estamos tendo um diálogo conosco mesmos. Às vezes, nosso discurso pode ser bem negativo e nos colocar para baixo, por isso, é de suma importância rever nosso diálogo interno, a forma como falamos com a gente mesmo. Porque muitas vezes falamos algo que jamais falaríamos para um amigo ou colega, de tão cruel que pode ser. Não é porque estamos nos dirigindo a nós mesmos que não devemos ponderar e refletir sobre o estrago emocional que podemos fazer com algumas colocações inconvenientes. 
Entendi que devemos parar de nos cobrar e de sermos cruéis e precisamos nos apoiar mais, nos confortar mais e nos perdoar, da mesma forma que devemos agir com outras pessoas. Um discurso negativo não pode nos trazer nada de bom. Devemos sim, refletir sobre o que fizemos de errado e procurar concertar ou se melhorar, mas não devemos em hipótese alguma ficar nos julgando e nos desmerecendo.

6- Refletir se vale a pena se sentir assim
         Quando algo nos aborrece ou nos entristece, o melhor a fazer é  parar e refletir: vale a pena continuar se sentindo assim? o que eu ganho com isso? o que eu perco com isso? o que esse sentimento está me trazendo de bom? vale a pena continuar sentindo raiva/ medo/tristeza?
A reflexão sobre isso poderá clarear a nossa mente e nos ajudar a tomar uma decisão, pois nós sempre podemos decidir. 
 Tudo em nossa vida é 10% o que nos acontece e 90% tem a ver com a forma como reagimos ao que nos acontece.

7- Fazer caminhadas
       Outra atividade excelente e que eu tenho adotado para a minha vida é a caminhada. Quando estou triste ou com raiva, ou agitada, saio para caminhar e sinto uma melhora repentina no meu estado de humor. Poderia citar inúmeros estudos e pesquisas sobre os benefícios de uma boa caminhada, entretanto,  melhor e mais prático que isso, é poder experimentar na pele esses benefícios. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolvimento Pessoal é um processo particular

  Na busca do desenvolvimento pessoal precisamos compreender que se trata de um processo particular, próprio do sujeito e voltado para as próprias necessidades e tomada de autoconsciência e autorresponsabilidade. Quando você deseja se desenvolver e buscar por evolução pessoal, tem que estar claro que este processo é seu e você precisa assumir total responsabilidade pela sua vida e seus resultados. É um movimento para dentro e não para fora. Digo isso, porque algumas pessoas quando estão insatisfeitas com sua vida criam o hábito de culpar o outro por seus infortúnios: culpam a família pela sua infelicidade, culpam o governo ou a economia pela sua incapacidade de ganhar dinheiro ou ter uma vida mais próspera, culpam o esposo, namorado, companheiro por sua infelicidade no amor, enfim, esperam que o outro mude ou o cenário mude para atender as suas expectativas e, dessa forma, se exime das próprias responsabilidades. Quando a gente espera que o outro mude para podermos ser felizes, amados

O que você pensa você é

  Ao longo da vida, desde o nosso nascimento, vamos construindo valores e crenças e, assim, criando nosso próprio mundo interior e, consequentemente, nossa realidade exterior, porque o que a gente pensa, a gente é.  Quando tive meus primeiros contatos com essa mentalidade, cheguei a considerar um absurdo! Como assim, nós somos culpados por toda desgraça e situação em nossa vida??!! Compreendi depois, que não se trata de "culpa", mas sim de responsabilidade. Sim! Nós somos responsáveis pela nossa vida e nossos resultados. É claro que uma parte do que acontece conosco não está sob nosso controle, tem uma parte da nossa vida que tem a ver com as circunstâncias, mas outra parte depende de como reagimos aos acontecimentos dos quais não provocamos e não temos controle.  Essa reação às circunstâncias depende da forma como pensamos, das nossas crenças, porque é a partir de como sentimos, pensamos e são os nossos pensamentos que nos conduz a atitude. A forma como reagimos a algo é int

Minha Jornada de Sucesso

No ano de 2017 iniciei meu processo de desenvolvimento pessoal, empoderamento e busca pelo sucesso. Tudo teve início após uma vida inteira de fracassos, medos, desencontros e falta de sentido. Após um período de tristeza absoluta por motivo de decepção amorosa e tantas outras decepções que culminaram em depressão, perda de vontade de viver e a certeza do quão pequena  e  medíocre eu era, passei a repensar minha Jornada.  Quando o discípulo está pronto o mestre aparece, diz o ditado, e eu me vi em um momento de urgência em buscar um novo sentido e uma nova jornada e foi nesse momento que eu tive a chance de conhecer o Coaching. A partir daí  passei a pesquisar e estudar tudo sobre desenvolvimento Pessoal e buscar por um novo caminho mais assertivo e com novas perspectivas. Estruturei vários planos de ação. Defini e redefi alguns objetivos. Dediquei-me a fazer cursos, ler livros e busquei por Mentores e gurus, mesmo que de maneira online. Em 2019 fiz a minha primeira formação em Coaching